Fale com o WhatsApp do redenovo
Sagrado Rede de Educação / Notícias / Ensino Híbrido em tempos de pandemia

Ensino Híbrido em tempos de pandemia

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 17 de Junho de 2021

Em tempos de pandemia, o aprendizado precisou ser adaptado e metodologias que já vinham sendo aplicadas em sala de aula ganharam maior destaque, como foi o caso do Ensino Híbrido, por exemplo.

Regularmente, o Ensino Híbrido se trata de uma metodologia que mescla as formas on-line e off-line de aprendizagem, ou seja, as ferramentas digitais são combinadas com os modelos habituais de ensino, proporcionando uma experiência mais completa. O principal benefício está no desenvolvimento da autonomia do aluno, fazendo com que ele se torne protagonista da construção do próprio conhecimento.

No entanto, desde o início da pandemia, as soluções tecnológicas foram evidenciadas para que o aprendizado não fosse suspenso durante o período de isolamento social. E, como dito anteriormente, o Ensino Híbrido foi uma das principais recomendações às instituições educacionais.

Por isso, convidamos a Coordenadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Lilian Dalla Ru, do Colégio São José - Bauru/SP, para nos contar sobre as mudanças ocorridas em sala de aula com o desenvolvimento do Ensino Híbrido e quais são as expectativas para o momento pós-pandemia.

Continue a leitura!

Efeitos da pandemia no Ensino Híbrido

É importante evidenciar que, quando se fala de introdução da tecnologia na educação, não significa que antes da pandemia a mesma não era utilizada — como introduz a Coordenadora Lilian — mas, sim, que agora ela está mais presente, funcional e ainda mais significativa para os alunos.

Lilian ainda completa dizendo sobre a responsabilidade dos professores em terem se reinventado, principalmente diante do Ensino Híbrido, de forma que o planejamento pedagógico continuasse totalmente eficaz, contemplando todas as atividades e metodologias de maneira significativa e assertiva.

Assim, além de estimular a autonomia e o protagonismo do educando, o Ensino Híbrido, neste momento de pandemia, possibilitou a interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem, enriquecendo as aulas remotas e incentivando o relacionamento interpessoal.

E vale lembrar: com tantas inovações trazidas para a sala de aula — seja ela presencial ou remota — os recursos digitais romperam barreiras e passarão a ser, cada vez mais, implementados na aprendizagem, otimizando o modelo educacional.

Ensino remoto: inovando com a tecnologia na educação
Como o ensino remoto tem sido aplicado nas Unidades Educacionais da Sagrado? Acesse o conteúdo e confira uma entrevista completa sobre a tecnologia na educação.

O que esperar do ensino híbrido no momento pós-pandemia

Atualmente, as escolas já estão se adaptando para um cenário de aulas presenciais e remotas ocorrendo ao mesmo tempo e, inclusive, em uma mesma turma. E, por mais que a vacinação já tenha iniciado, ainda existem pessoas em grupos de risco que precisarão continuar com os estudos on-line, até que a situação seja completamente normalizada.

Por isso, Lilian destaca pontos de atenção para a continuidade do Ensino Híbrido, como a necessidade de atualizações frequentes da equipe pedagógica, com treinamentos, capacitações, fóruns, palestras etc. Além disso, o nível de aprendizagem oferecido no modelo presencial ou remoto deve ser levado em conta, uma vez que o planejamento de ensino precisa favorecer a instrução de todos os estudantes.

Outro ponto de atenção é a tendência dos recursos digitais de maneira permanente em sala de aula, fazendo com que a escola tenha que estar preparada para isso, não sendo mais uma solução emergencial mas, sim, uma realidade do “novo normal”.

Lilian finaliza dizendo que o Ensino Híbrido é um grande ganho para a educação, pois possibilita o aprendizado de diferentes maneiras, utilizando ferramentas cada vez mais comuns no cotidiano dos alunos. Deste modo, além de ser essencial que a escola explore o mundo virtual, é preciso que haja uma parceria entre família, professores e instituição de ensino para que se tenha um bom desenvolvimento das aulas e da aprendizagem.

E se você leu essa matéria completa, também poderá se interessar sobre as inovações trazidas pela Educação 5.0. Acesse o conteúdo no Blog da Sagrado:

Educação 5.0: o futuro da educação socioemocional
A Educação 5.0 associa a aplicação da tecnologia em sala de aula com a formação socioemocional do aluno. Acesse o conteúdo e veja mais sobre o futuro da educação.