Sagrado Rede de Educação / Notícias / Educação na era digital: a influência das redes sociais no ensino

Educação na era digital: a influência das redes sociais no ensino

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 06 de Maio de 2020

Cada vez mais cedo, as redes sociais começam a fazer parte do dia a dia dos alunos. Já parou para pensar quantos deles possuem WhatsApp, Instagram e TikTok, por exemplo? Praticamente todos, não é mesmo? Esse contato constante com a tecnologia faz parte da nova era digital e cabe aos educadores se adaptarem à realidade, aproveitando as ferramentas disponíveis para criarem um ambiente inovador no ensino.

Afinal, como se aliar a algo que toma tanto tempo dos jovens?

No conteúdo de hoje, vamos ajudar você, educadora e educador, a modernizar as aulas e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. Aqui, conversaremos sobre o papel das redes sociais na era digital e sobre as oportunidades e desafios desse meio na educação.

O papel das redes sociais na era digital

A era da informação é marcada pela velocidade da circulação de mensagens e conhecimentos, através das diversas plataformas surgidas com a comunicação digital. Uma geração formada por jovens conectados e com uma busca altíssima por entretenimento.

Modernização da prática pedagógica: a tecnologia em sala de aula
Em um momento de modernização da prática pedagógica, como dinamizar o aprendizado através da tecnologia em sala de aula? Conheça as tendências do novo ambiente escolar.

Estar “offline”, hoje em dia, é praticamente impossível; principalmente, após a chegada das redes sociais. Essas mídias de interação oportunizaram a aproximação de pessoas de todas as partes do mundo e, mais do que isso, passaram a exercer forte influência no estilo de vida de cada um.

Com todo o avanço tecnológico e facilidade do acesso às informações, podemos perceber que a casa e a escola deixaram de ser os únicos locais de aprendizado. Por isso, como adaptar o contexto educacional ao crescimento das redes sociais e garantir seu uso de maneira consciente?

Oportunidades no uso das redes sociais na educação

O momento de isolamento social o qual estamos vivendo, fez com que olhássemos de maneira diferente para as redes sociais. Elas deixaram de ser apenas uma mídia de entretenimento e passaram a fazer parte do nosso cotidiano também como forma de trabalho.

Assim, foi possível entender mais de perto a necessidade da vivência em tecnologias dentro das escolas, preparando o aluno — para compreender que o espaço virtual é um local valioso para a aprendizagem — e o educador, de maneira a buscar meios eficazes para a relação de ensino.

Vamos, então, entender algumas das oportunidades que as redes sociais trazem para a educação:

1) Motivação aos estudos

É importante lembrar que os alunos passam horas nas redes sociais. Por que, então, não se adaptar a esse ambiente?

Através das redes sociais, é possível criar um novo espaço de estudos, promovendo a troca de conhecimentos e experiências além das aulas.

2) Sintonia com os momentos extraclasse

Convide os estudantes para um debate, realize perguntas, compartilhe conteúdos dentro dos grupos e traga esses assuntos para a sala de aula, no outro dia, estendendo o que foi abordado online.

Dessa forma, o estudante pode se envolver nas matérias de maneira espontânea.

3) Grupos de estudo

Ajude na interação entre os alunos e desenvolva um local para que eles possam colaborar entre si com materiais interativos, links e dicas de estudo.

Você, como educador, possui o papel de orientação e pode, também, observar as dificuldades dos estudantes por meio das conversas.

4) Crie um calendário de eventos e chats

Com todas as inovações da era digital, é normal que tenhamos deixado a agenda física de lado. Mas, ainda assim, não vivemos sem um calendário no celular, não é mesmo?

Principalmente agora, que a maioria das atividades estão sendo realizadas de maneira online, nada melhor do que programar as tarefas e organizar a entrega de trabalhos com a ajuda de aplicativos. Desse modo, os alunos poderão acessar e acompanhar tudo que foi planejado.

Você também pode reservar um horário do seu dia para tirar as dúvidas através de um chat, comunicando o período antecipadamente, para que os estudantes preparem suas questões.

Desafios da educação na era digital

Entre todas essas vantagens, precisamos de um cuidado especial com algumas questões dentro das redes sociais, garantindo um uso consciente e seguro pelos estudantes. Não podemos esquecer que também é responsabilidade da escola informar sobre os perigos que encontramos no espaço online e orientar sobre o consumo de conteúdos:

5) Defina regras

Estabeleça um combinado com os alunos, um “código de conduta”. Leve em consideração publicações ofensivas, comportamentos inadequados e lembre-os que este grupo online, além de ser um local de estudos é, também, um ambiente de respeito.

6) Atenção com alunos que não têm acesso às redes sociais

Nem todo mundo pode estar o tempo todo conectado. Em cada casa existe uma realidade diferente e suas regras. Portanto, conteúdos obrigatórios, como trabalhos, exercícios e lições, devem ser disponibilizados em meios de comunicação oficiais do colégio.

Além disso, é importante que os pais sejam informados, em reunião, sobre as ações desenvolvidas nas redes sociais, para que eles estejam conscientes das atividades extraclasse.

Entrar no mundo dos jovens e todas as suas conexões, pode não ser uma tarefa fácil no início, mas é um grande diferencial para quem deseja fortalecer a relação ensino-aprendizagem.

Educação 4.0: uma nova forma de aprender
A Educação 4.0 insere o aluno no centro do conhecimento, em pleno processo de autonomia. Acesse o conteúdo e conheça uma nova forma de aprender!

Aqui no blog da Sagrado - Rede de Educação, você encontra conteúdos como esse para ajudar na produtividade em sala de aula. Inscreva-se em nossa newsletter!