Sagrado Rede de Educação / Notícias / Guia de cuidados com a saúde mental no período de isolamento social

Guia de cuidados com a saúde mental no período de isolamento social

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 08 de Abril de 2020

A pandemia do novo coronavírus fez com que a rotina de muitas pessoas mudasse, principalmente com o período de quarentena, recomendado por toda a área de saúde. Para contribuir com o bem-estar da população, a preocupação também envolve os fatores emocionais e os cuidados com a saúde mental durante o isolamento social.

Por isso, neste texto, você poderá acessar um guia de recomendações para se cuidar psicologicamente enquanto passa por esse momento em casa. Confira os tópicos.

06 cuidados com a saúde mental durante o isolamento social

1) Cuidado com o excesso de informações 

Coloque um limite na quantidade de notícias consultadas diariamente. Estar exposto a um grande número de informações e em repetição constante poderá deixar você em alerta por muito tempo, prejudicando o relaxamento e provocando ansiedade.

O ideal é assistir ao noticiário uma vez por dia e sempre em fontes confiáveis. Procure comunicados de órgãos oficiais nacionais ou internacionais. A dica, também, é diminuir as notificações no celular, sobretudo quando estiver trabalhando ou estudando. Sua concentração e saúde mental irão agradecer!

2) Estabeleça uma rotina 

No dia a dia, estamos acostumados a determinar horários para cada tarefa, isso porque o comum é ter compromissos fora de casa. Com o isolamento social, muitas atividades passaram a ocorrer de maneira online, mas isso não pode ser um motivo para deixar a rotina de lado.

Inicie sua semana planejando toda a agenda. Programe desde a hora de acordar até antes de dormir, incluindo o período de trabalho, estudo, refeições, exercícios físicos, lazer e até o momento de exposição às notícias.

Lembrando que home office não é motivo para trabalhar a mais! Você deverá estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Educação infantil: práticas para otimizar a rotina de estudos em casa
Como otimizar a rotina de estudos em casa para seus filhos que estão na educação infantil?

  • Dicas extras:

a) Comece o dia com um bom café da manhã em família;
b) Antes de dar início ao trabalho, coloque uma roupa confortável — nada de ficar de pijama o dia todo;
c) E crie um ambiente agradável e confortável para realizar suas tarefas.

3) Aproveite a tecnologia para se aproximar das pessoas 

Nada melhor para a saúde mental do que boas conversas com os amigos e familiares. Aproveite este momento para se reconectar com pessoas que você não vê há um bom tempo!

Faça uma videochamada e estreite os laços. Além de melhorar os sentimentos de ansiedade, também distrai e passa o tempo de vocês dois.

Inclusive, muitos terapeutas passaram a realizar atendimentos online para continuar ajudando seus pacientes, nesse período de quarentena. Então, não deixe de comparecer às sessões, pois elas irão contribuir no controle da sua ansiedade.

4) Dedique-se às atividades que gosta 

Desligue-se um pouco das notícias, do trabalho, dos estudos e tire aquele velho livro da estante, o violão do armário e o caderno de desenho da prateleira. Dê atenção para os hobbies que você deixou de lado e liberte a criatividade.

Você ainda pode descobrir uma habilidade nova, como cozinhar ou fazer artesanatos, por exemplo! Na internet, existem diversos sites que oferecem cursos gratuitos. Que tal dar aquela atualizada no currículo?

O objetivo é não ficar parado. Inclua essas atividades no planejamento semanal e exercite sua saúde mental!

5) Replanejando o trabalho 

Durante o isolamento social, essa experiência com o home office é novidade para muita gente e manter o foco nem sempre é fácil. Por isso, o primeiro passo é ter um espaço exclusivo para o trabalho, com o mínimo de distrações externas, como a televisão, barulhos da rua e conversas.

Lembre-se que este espaço deve ser confortável — com uma mesa e cadeira — bem iluminado e bem ventilado. A dica é não trabalhar deitado na cama e com pijama. Troque de roupa e de ambiente, isso irá auxiliar no seu rendimento.

Todos os dias, faça uma lista das tarefas pendentes e vá riscando o que já foi realizado. Também é importante respeitar os horários de pausa e informar a família sobre sua nova rotina.

guia prático para manter a produtividade em casa
Quer manter sua produtividade em casa durante o período de quarentena? Acesse este guia prático e adote novos hábitos hoje mesmo!

6) Continue com os exercícios físicos em casa 

Praticar exercícios físicos regularmente não só faz bem para o corpo, como também para a saúde mental. Além de melhorar a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse. Mas como manter essa rotina sem sair de casa?

Uma alternativa que ganhou destaque, nesse período, é o aplicativo de celular. Hoje, existem diversos apps com listas de exercícios criativos e, inclusive, com o acompanhamento de um professor! Até mesmo as academias aderiram a ideia e passaram a oferecer aulas online para seus alunos.

Mas tenha cuidado para não exagerar, pois cada indivíduo possui seus limites.

Yoga, meditação e alongamentos também são ótimas opções para quem gosta de exercitar o corpo e a mente. Escolha a atividade que mais combina com você, vista uma roupa leve, encontre um ambiente ideal em sua casa e não deixe a prática física para trás!

Com essas dicas, passaremos juntos — cada um em sua casa — por esse momento de isolamento social. Lembre-se de manter pensamentos positivos, pois você não está sozinho nessa! E, caso queira se distrair um pouco, acesse as redes sociais da Sagrado - Rede de Educação.