Informativo Corona Vírus Covid 19
Fale com o WhatsApp do redenovo
Sagrado Rede de Educação / Notícias / Guia prático para manter a produtividade em casa

Guia prático para manter a produtividade em casa

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 13 de Maio de 2020

Como você classificaria sua produtividade, hoje?

Com o rápido aumento dos casos do novo coronavírus, é cada vez mais necessário nos mantermos em isolamento para impedir a transmissão da doença. Mas manter a produtividade de trabalhos e estudos em casa, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Inclusive, é bastante comum sentirmos uma queda no ritmo, por isso não se assuste.

Dessa forma, para ajudar você com toda essa mudança de rotina, reunimos algumas dicas neste guia prático e que, com certeza, passarão a fazer parte do seu dia a dia.

Durante o conteúdo, você entenderá a melhor forma de planejar suas atividades, verá técnicas de concentração e hábitos que você poderá adotar hoje mesmo para melhorar sua eficiência.

A produtividade em casa é uma questão de planejamento

Tarefas domésticas, lições de casa, trabalho, filhos, animais de estimação, movimento da rua… De onde surgiram tantas distrações?

A produtividade — não só em casa, mas em qualquer ambiente — tem um segredinho: o planejamento!

Nesse primeiro tópico, vamos definir as atividades do dia. Mas atenção para essa dica: todo o planejamento da rotina deve ser feito na noite anterior.

Isso, porque você poderá dormir mais tranquila, sem ter que se preocupar em lembrar de tudo na outra manhã.

Como montar meu planejamento?

Organizar o dia seguinte não leva mais de 5 minutos! Tudo o que você precisa é de um papel e uma caneta. Defina todas as atividades por ordem de prioridade, levando em conta o tempo necessário e a dificuldade. Assim, sua rotina fica mais leve ao longo do dia.

Definindo horários:

É normal ter alguns períodos de improdutividade e cabe a você identificá-los. Afinal, do que adianta inserir diversas atividades durante a noite se você tem mais disposição de manhã?

Feito seu planejamento, o mais importante, agora, é seguí-lo! Não adie as tarefas, pois isso dará espaço para a procrastinação.

A falta de concentração está prejudicando sua produtividade?

Um problema constante, durante o trabalho e estudos, em casa, é a falta de concentração; principalmente porque a quantidade de distrações é bem maior. Mas existem algumas técnicas comprovadas que contribuem com o aumento da produtividade e dedicação às atividades.

Uma tarefa de cada vez:

Enquanto você estava finalizando um relatório, por exemplo, chegou um e-mail do seu chefe solicitando um novo serviço, e isso foi o bastante para você esquecer tudo o que estava fazendo? Fique calma, não se trata de um problema de memória…

Apesar de todas as capacidades, nosso cérebro processa uma informação de cada vez e é devido a esse fator que acabamos “nos perdendo” nas tarefas, de vez em quando.

A dica aqui é separar cada atividade e jamais desempenhar várias coisas ao mesmo tempo. Além de aumentar o foco, essa atitude também irá otimizar o tempo.

Cuidado com o celular:

Notificação do celular: a maior causadora de distrações da atualidade. Portanto, tem horas que é melhor se desconectar, não é mesmo?

Como acabamos de dizer, é importante desenvolver uma tarefa de cada vez, e o celular não deixa de ser uma atividade em segundo plano...

Dedique seu tempo de trabalho ou estudos somente a isso e você perceberá o aumento da sua produtividade.

Tenha um ambiente específico:

O ambiente tem grande influência no seu rendimento, pois é assim que o cérebro percebe que se trata de um momento de concentração.

O mesmo vale para a roupa que você está vestindo. Continuar com o pijama durante todo o dia só irá dificultar esse “entendimento”.

Ah, e lembrando que o conforto também é um fator essencial para sua produtividade. O ideal é ter uma mesa e uma cadeira para manter a postura correta. Ou seja, nada de trabalhar ou estudar na cama!

Hábitos que você adotar hoje mesmo para aumentar sua produtividade

A partir do momento que passa a realizar suas obrigações em casa, você se torna o responsável por seus próprios resultados. E mais do que seguir todas essas dicas, existem algumas práticas que definitivamente irão melhorar seu rendimento.

Durma bem:

Nesse caso, o importante não é a quantidade de horas dormidas, mas sim a qualidade do seu sono. Lembrando que dormir com a TV ligada ou com a luz acesa diminuem a eficácia do descanso.

Algo que pode ajudar você a pegar no sono mais facilmente é praticar a meditação diária. Ela fará com que os níveis de ansiedade diminuam e irá desacelerar seus pensamentos.

Ferramentas de produtividade:

Você não precisa estar sozinha nessa jornada! Existem diversos aplicativos de celular que ajudam na organização de tarefas e compromissos. Os calendários, por exemplo, garantem que sua rotina esteja planejada com antecedência e ainda avisam a hora de determinada atividade.

Já as ferramentas de listas ajudarão você a registrar os avanços e conquistas durante o dia.

Defina uma meta diária:

Nada melhor para a produtividade do que a motivação! Você pode definir suas metas a curto, médio e longo prazo, se dedicando diariamente a cumprí-las.

E, para aumentar o incentivo, estabeleça pequenas recompensas para cada objetivo alcançado, como assistir a algum vídeo divertido ou comer aquele pedaço de bolo que está na geladeira.

Enfim, toda essa mudança de rotina também pode prejudicar a noção de tempo. Por isso, saiba a hora de fazer uma pausa! E não se esqueça de cuidar também da saúde mental, para isso temos algumas dicas neste conteúdo:


Saiba mais: sagradoeducacao.com.br/guia-de-cuidados-com-a-saude-mental

Agora que você já tem as informações certas para aumentar sua produtividade em casa, é hora de começar a aplicá-las.

E não deixe de acessar outros conteúdos da Sagrado - Rede de Educação! Conheça nossas redes sociais: