Sagrado Rede de Educação / Notícias / Educação infantil: práticas para otimizar a rotina de estudos em casa

Educação infantil: práticas para otimizar a rotina de estudos em casa

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 22 de Maio de 2020

Nesse momento de grandes mudanças na rotina das famílias, muitos desafios surgiram, principalmente com a adequação dos estudos em casa. Para os pais que têm seus filhos na educação infantil, por exemplo, o comprometimento precisou ser ainda maior, para que o processo de aprendizagem não fosse prejudicado nesta fase tão importante.

Já para as crianças, o novo ambiente de estudos tem um impacto na forma como elas estavam acostumadas a interagir e brincar. Por isso, é importante que os familiares e responsáveis estejam atentos ao comportamento desses pequenos estudantes e criem estímulos para que a prática do aprendizado não seja deixada de lado, especialmente durante o período de isolamento social.

No conteúdo de hoje, você terá acesso à dicas rápidas para otimizar a rotina de estudos, em casa, com seus filhos! Continue no texto.

Orientações para a rotina de estudos na educação infantil

Tratando-se de quem estava acostumado com grandes espaços para se divertir com os amigos, salas repletas de materiais interativos e decorações nos corredores da escola, estar em casa durante o dia todo, com certeza é um grande motivo de estranhamento. Portanto, o acompanhamento dos pais se faz tão necessário para que a criança se mantenha engajada.

E a primeira dica da nossa lista é:

1) Prepare um ambiente adequado para os estudos

Na escola, todos os ambientes são pensados e projetados com o objetivo de estimular a aprendizagem. Não é à toa que sempre vemos o alfabeto e os numerais nas paredes.

Uma ótima forma de prender a atenção da criança no ambiente de estudos e tornar a rotina mais produtiva, é incluir elementos como estes em um espaço especial, em casa. Reserve um cantinho para seu filho, longe de distrações como a televisão, videogame ou brinquedos, e o incentive a decorar seu próprio local de aprendizado, com desenhos e atividades pedagógicas.

Com um ambiente preparado para os estudos, agora a atenção deve se voltar para a execução da rotina de atividades. Então, siga o próximo tópico:

2) Crie uma rotina de atividades em casa

Estabelecer horários para cada atividade em casa, não é algo totalmente novo para a criança. Desde seus primeiros dias na escola, os alunos da educação infantil já são inseridos em uma programação definida previamente, de forma que eles entendam a hora de brincar, a hora de estudar, de comer, etc.

Dessa forma, permanecer com uma rotina diária, ajudará os pequenos a assimilarem suas tarefas e evitará momentos de estresse.

Para facilitar a criação da rotina, tenha um painel ou até mesmo uma cartolina em que você possa ilustrar toda a programação do dia. Repasse esse planejamento com seu filho sempre que necessário, mostrando para ele que todas as atividades têm seus horários definidos.

E não se esqueça de incluir os momentos de descanso, lanche e banho!

Enfim, já temos um ambiente próprio e uma rotina estabelecida, mas como manter o engajamento da criança com os conteúdos e aulas online?

3) Garanta o aprendizado nas atividades online

Se antes as crianças tinham seus colegas de sala para interagir durante a aula e a professora para apoiar nas dificuldades, agora essa comunicação se limitou apenas a tela do computador, fato que demanda muito mais atenção e esforço.

Todo o conteúdo precisou ser adaptado à nova realidade e os educadores passaram a contar com um grande comprometimento dos pais para o engajamento da criança. Conciliar o trabalho, as tarefas de casa e o auxílio aos filhos não será fácil, mas, com o tempo, os novos hábitos vão se ajustando e tudo começa a caminhar com mais naturalidade.

E, para que essa nova forma de aprender não se torne um grande obstáculo na educação do pequeno, observe a quantidade de tempo que ele consegue dedicar às aulas. É normal ter um período limitado de concentração, inclusive para os adultos.

Por isso, assim que perceber que a criança está com certa dificuldade em se manter aplicado nos estudos, dê maior atenção à ela e a estimule a manter o ritmo por mais alguns minutos.

4) Observe a produtividade da criança

Atualmente, a avaliação do aprendizado deixou de ser apenas através das notas, principalmente com os alunos da educação infantil.

Nesse período, a criança é estimulada a cumprir o objetivo da tarefa com o auxílio de atividades práticas, de modo que ela tenha consciência do que está fazendo; e é assim que a produtividade deve ser observada pelos pais: atentando-se à proposta da tarefa.

Lembre-se, também, de manter o contato com os professores, pois são eles que podem lhe informar sobre o propósito da lição.

Por fim, para que você esteja totalmente alinhado com a rotina de estudos em casa, vamos entender como a forma de lidar com os erros das crianças pode otimizar o aprendizado delas.

5) Entenda como lidar com os erros

A educação, nos primeiros anos, é realizada com base na repetição, pois é assim que os pequenos estudantes se envolvem no conhecimento e aprendem coisas novas.

Portanto, quando você perceber algum erro na escrita ou até mesmo um símbolo fora do lugar, o recomendado é não apagá-lo, mas sim fazer com que a criança entenda o que está errado e corrigir na próxima linha.

E se você quiser mais dicas de como aplicar atividades com seus filhos, em casa, dê uma olhadinha nesse conteúdo que fizemos sobre leitura infantil e acesse um bônus especial ao final do texto:


Leitura Infantil: Como incentivar a leitura nos primeiros anos

Aproveite, também, para conhecer as redes sociais da Sagrado - Rede de Educação e fique por dentro de todas as novidades!