Sagrado Rede de Educação / Notícias / Leitura Infantil: Como incentivar a leitura nos primeiros anos

Leitura Infantil: Como incentivar a leitura nos primeiros anos

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 24 de Abril de 2020

Criar amor pela leitura é um hábito obtido logo na infância. Incluir atividades com livros desde os primeiros anos de vida é uma das melhores formas de incentivar a leitura infantil e construir uma relação prazerosa e saudável com a literatura.

Os benefícios dessa prática são incontáveis, mas como desenvolvê-la em um mundo altamente tecnológico e tomado por smartphones, computadores e videogames?

Continue no texto e fique por dentro da importância da leitura nos primeiros anos; dos benefícios que ela traz para a criança e de dicas para incentivar este hobby. Ao final do conteúdo, você também terá acesso a um bônus para facilitar a inclusão da atividade no dia a dia.

A importância da leitura infantil

Diante de toda a modernidade e dinamismo, é comum que as novas gerações busquem informações mais rápidas e acessíveis. Ler um livro nem sempre faz parte das prioridades, mas vocês, pais, responsáveis e educadores, não devem esquecer que a leitura é um importante hábito para aumentar o desempenho do aprendizado.

Entre as inúmeras vantagens, vamos conhecer 04 dos principais benefícios de incluir a prática literária durante a infância:

1) Estimula a criatividade:

Pesquisas confirmam que a leitura aumenta as conexões cerebrais e contribui com a capacidade de imaginar cenas, imagens físicas e até sons. Isso porque os livros não possuem recursos sonoros e visuais como os filmes, por exemplo, fazendo com que nós mesmos tenhamos que “montar” toda a ambientação.

2) Melhora a escrita:

São diversos gêneros e categorias de livros em todo o mundo. Cada um com seu estilo de linguagem e época, perfeitos para agradar todos os gostos e faixas etárias. Por isso, as crianças sempre terão palavras novas para aprender (assim como os adultos) e, enquanto leem, a mente guarda a forma de escrita, aumentando o vocabulário.

Dica extra

Sempre que encontrarem uma palavra ou expressão desconhecida, busque seu significado e crie um glossário para também praticar a redação.

3) Aumenta a empatia e atitudes éticas:

A cada novo livro, nos colocamos em uma realidade totalmente diferente e até podemos nos tornar o personagem principal de uma história, compreendendo outros sentimentos e conectando-se emocionalmente.

Além disso, também é possível identificar determinados comportamentos e entender o que eles causam na vida real, trazendo a capacidade de se solidarizar com outras pessoas.

4) Desenvolve o pensamento crítico:

Mesmo em uma obra de ficção, recebemos informações que nos fazem refletir sobre nossas ideias e valores, melhorando, inclusive, a capacidade de argumentação.

Para as crianças, desenvolver, desde cedo, essas habilidades promove a facilidade de articulação e expressão dos próprios sentimentos; o que, futuramente, irá contribuir na liderança e protagonismo do aprendizado.

Como incentivar a leitura em cada fase da infância

Desenvolver a prática da leitura não é uma tarefa apenas da escola, mas também uma rotina estabelecida em casa, de forma que os pequenos entendam a importância antes mesmo de decifrarem o alfabeto.

Contação de histórias na educação infantil: por que é importante?
Quer usar a contação de histórias como uma ferramenta de aprendizado na educação infantil? Acesse o conteúdo e veja porque essa atividade é tão importante.

Mas antes da alfabetização é possível?

Isso mesmo! Confira, a seguir, algumas atividades que você pode realizar junto com as crianças desde antes delas aprenderem a ler até o momento que dominarem o alfabeto.

1) Desenvolvendo o hábito antes da alfabetização:

Estimule a criança a entrar em contato com livros através de materiais apropriados para cada idade, como livros plásticos, com texturas, imagens e bastante coloridos. Assim, ela poderá manuseá-los e aprender brincando.

Outra dica importante é fazer com que seus filhos percebam o interesse da família pela leitura. Leve-os à bibliotecas e feiras; conte histórias e deixe os livros em locais de fácil acesso, como estantes baixas.

2) Incentive a prática durante a alfabetização:

A partir do momento que a criança começa a ler e escrever, o ideal é oferecer livros que tragam aprendizados e que estimulam a imaginação, com várias gravuras e poucas frases por página.

Deixe que ela leia livros para a família e incentive-a a visualizar anúncios de revistas, outdoors e placas de trânsito, mostrando a importância de compreender as informações a sua volta.

3) Amplie o hábito enquanto eles crescem:

Após a completa alfabetização, é normal que as crianças fiquem mais interessadas pelos livros, não deixe-as perderem esse hábito. Promova debates e apresente outros gêneros e tipos literários.

Não se esqueça que a escolha dos livros deve ser compatível com a idade.

Em todos os momentos, a escola participa do incentivo, propondo atividades, passeios e projetos, de forma que os alunos tenham contato com produções textuais em diversas situações do aprendizado.

Não esquecemos do bônus!

Para ajudar você a trabalhar a leitura com seus filhos hoje mesmo, colocamos abaixo 05 links de livros que você pode acessar gratuitamente e que são ótimos para motivar a criança. É só clicar nas imagens.

Compartilhe com seus amigos!