Sagrado Rede de Educação / Notícias / Contação de histórias na educação infantil: por que é importante?

Contação de histórias na educação infantil: por que é importante?

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 23 de Setembro de 2020

Desde a infância, somos acostumados a ouvir histórias de nossos pais e familiares, sejam contos de livros ou até mesmo sobre situações do dia a dia. Assim, a contação de histórias é uma das primeiras formas de estimular a imaginação da criança e, por isso, trata-se de uma atividade tão importante na educação infantil.

Junto à realização das aulas remotas, temos visto diversos vídeos na internet em que professores interagem com seus alunos através desta prática pedagógica, principalmente, porque as crianças devem continuar vivendo o projeto do aprendizado, mesmo à distância.

Família na escola: o projeto educacional continua em casa
Qual a importância da participação da família na escola e como continuar projeto educacional em casa, melhorando o aprendizado da criança? Acesse o texto!

Dessa forma, a contação de histórias ganhou espaço nas aulas online do ensino infantil e tem sido uma das melhores maneiras de desenvolver a escrita e a oralidade em uma nova realidade. 

No conteúdo de hoje, vamos conversar sobre os inúmeros benefícios da contação de histórias na educação infantil e porque você também deve continuar com essa atividade em casa. Confira o texto!

Benefícios da contação de histórias na educação infantil

Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.

Mais do que o proveito criativo, o aluno também reencontra, nas histórias, suas memórias e afeições.

Deste modo, a leitura em voz alta pode contribuir com o aumento da concentração dos pequenos e diminuir comportamentos hiperativos, ansiosos ou agressivos.

TDAH: como identificar na infância?
Como diferenciar uma criança com o comportamento mais agitado de uma com TDAH? Confira algumas dicas da psicóloga Mariana Bonnás.

A contação de histórias no contexto atual

Em uma realidade de grandes mudanças a qual estamos vivendo, a contação de histórias mostra seus resultados na redução da insegurança dos alunos, pois os colocam para refletir sobre o desconhecido e os ajudam a compreender o mundo à sua volta.

O gosto pela leitura, o compartilhamento do conhecimento, a percepção de valores morais e sociais, o desenvolvimento do lado lúdico, da observação e do senso crítico são somente algumas das diversas vantagens que a contação de histórias oferece ao aprendizado na infância.

Por isso, veja a seguir a importância de praticar esta atividade com seus filhos também em casa!

Por que realizar a contação de histórias em casa?

A leitura nada mais é do que um hábito que criamos desde crianças, com o estímulo dos nossos pais e familiares. Então, caso você tenha interesse em saber como incentivar seu filho à leitura, mesmo antes da alfabetização, temos o texto ideal no link abaixo. E você ainda garante acesso a um bônus no final do conteúdo! Acesse:

Leitura Infantil: Como incentivar a leitura nos primeiros anos
Fique por dentro da importância da leitura nos primeiros anos, dos benefícios que ela traz para a criança e de dicas para incentivar este hobby.

Dar vida a uma história envolve elementos como a variação da voz, os gestos e a entonação das palavras; é assim que a criança começa a compreender os sentimentos e emoções que os livros trazem. Portanto, aproveite do espaço para prender a atenção; cenários e bonecos também são ótimos aliados para despertar a curiosidade.

Ao ler para seus filhos, os pais abrem um canal de interatividade e troca de experiências, oferecendo liberdade para a criança compartilhar suas opiniões e interpretar as situações.

Assim, a contação de histórias é uma prática pedagógica que favorece todas as idades, especialmente o processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. Aproveite todos os seus benefícios e dê continuidade à vivência da escola também em casa.

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Sagrado - Rede de Educação? Inscreva-se em nossa newsletter abaixo.