Sagrado Rede de Educação / Notícias / Modernização da prática pedagógica: a tecnologia em sala de aula

Modernização da prática pedagógica: a tecnologia em sala de aula

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 21 de Fevereiro de 2020

E se retornássemos alguns anos para observar a prática pedagógica dos colégios de todo o mundo? Certamente, encontraríamos mesas repletas de livros, dicionários e enciclopédias que ofereciam ao estudante os conteúdos necessários para realizar sua tarefa. Hoje em dia, o cenário já está bem diferente, não é mesmo?

Com a revolução tecnológica e a facilidade de acesso a equipamentos digitais, os hábitos de aprendizagem também sofreram mudanças e garantiram às escolas uma maior facilidade na interação com o aluno, não somente no momento de estudo. 

A sala de aula se transformou em um ambiente de experimentação, inovação e compartilhamento de ideias, baseado na modernidade. O objetivo é formar cidadãos preparados para o futuro.

Você está pronto para essa nova prática pedagógica?

Neste texto, você irá encontrar informações fundamentais para entender sobre a modernização da aprendizagem e terá acesso aos seguintes tópicos:

  • Tecnologia em sala de aula;
  • Novas possibilidades para a prática pedagógica.

Tecnologia em sala de aula

Se antes tínhamos o professor como uma figura autoritária e a sala de aula como um local de imposição de informações; hoje, as possibilidades de aprendizagem se tornaram praticamente infinitas. 

Os estudantes da atualidade já nasceram em uma sociedade digital e preparados para viver com um equipamento eletrônico junto de si, a todo momento. Por isso, a escola não pode se esquivar desse hábito.

A diversidade de recursos disponíveis para facilitar o processo educativo torna a metodologia mais atraente e ressalta a individualidade de cada aluno, incentivando o poder criativo e o protagonismo, no momento de solucionar algum problema.

Toda essa evolução dispõe de ferramentas que vão de simples projetores multimídia até aplicativos de celular, capazes de avaliar o desempenho do estudante. Percebeu a diferença? 

Os próprios celulares ainda não são comumente utilizados em sala de aula, mas atuam no leque de possibilidades que a tecnologia traz para o ensino atual. Tablets, notebooks e lousas interativas são acessórios que já fazem parte do dia a dia de algumas escolas e contextualizam uma rotina de conteúdos atraentes e adaptados ao estilo de vida da nova geração. 

E mais que isso, makerspaces, projetos de robótica, plataformas digitais e até aulas de programação têm sido, cada vez mais, implementados na prática pedagógica, focando no desenvolvimento integral da criança e do jovem, estimulando o pensamento lógico e garantindo novas possibilidades ao professor. 

Novas possibilidades para a prática pedagógica

O momento é de adaptação. A tecnologia já está enraizada no cotidiano do aluno e o acesso a um grande número de informações, diariamente, faz com que ele busque maior dinamismo no processo de aprendizagem.

O papel da escola é trazê-lo para perto, ampliando as possibilidades educativas e dando espaço para a expressão de opiniões, desenvolvimento de habilidades e amadurecimento socioemocional.

A modernização da prática pedagógica está além de equipamentos tecnológicos e digitais, inclui a interdisciplinaridade, a organização do espaço escolar, a cultura institucional e, principalmente, o processo pedagógico. Dessa forma, o aprendizado passa a ser personalizado, respeitando o ritmo de cada aluno e despertando nele o interesse e a curiosidade sobre o assunto.

A experiência se torna parte do conhecimento e a tecnologia é o meio de viabilização. O estudante interage com o conteúdo e constrói suas próprias soluções, sempre mediado pelo professor. 

Sendo assim, uma prática pedagógica moderna capacita os futuros profissionais a adotarem tecnologias ágeis para a solução de problemas, envolvendo a habilidade multidisciplinar e explorando opções que tornam a experiência de aprendizagem interativa e significativa.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o processo educativo? Acompanhe nossas redes sociais e receba todas as atualizações.