Fale com o WhatsApp do redenovo
Sagrado Rede de Educação / Notícias / Educação 5.0: o futuro da educação socioemocional

Educação 5.0: o futuro da educação socioemocional

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 13 de Maio de 2021

A Educação 5.0 vem como uma nova proposta de ensino, unindo a aplicação da tecnologia em sala de aula — tão fomentada na Educação 4.0 — à valorização do bem-estar social, contribuindo, assim, com a formação socioemocional do educando.

A sociedade tem evoluído em alta velocidade e, há pouco tempo, ainda falávamos da Educação 4.0. No entanto, a nova geração pertence a um mundo extremamente conectado, com inúmeras informações simultâneas; trata-se de uma geração multitarefas, com respostas rápidas e experiências personalizadas. E o sistema de aprendizado tem a obrigação de acompanhar essa evolução, capacitando o aluno ao uso da tecnologia de forma responsável e sustentável.

Portanto, sobre o que se trata a Educação 5.0? Continue no texto e confira um conteúdo completo sobre essa nova proposta educacional!

Da Educação 4.0 para a Educação 5.0

Com foco nas habilidades digitais, na multidisciplinaridade e no protagonismo do aluno em sala de aula, a Educação 4.0 baseia-se na expressão “learning by doing”, garantindo ambientes inovadores para o desenvolvimento da criatividade e da solução de problemas. Para entender melhor sobre o termo, recomendamos que você acesse o texto do Blog da Sagrado “Educação 4.0: Uma nova forma de aprender”.

Educação 4.0: Uma nova forma de aprender
A Educação 4.0 insere o aluno no centro do conhecimento, em pleno processo de autonomia. Acesse o conteúdo e conheça uma nova forma de aprender!

O mais importante é que a Educação 5.0 não elimina os conceitos da Educação 4.0. Pelo contrário, ambas se complementam, de forma que o estudante aplique os recursos tecnológicos na transformação social, pensando no bem comum.

O que é a Educação 5.0

A Educação 5.0 torna o aprendizado mais moderno, inclusivo, humano e digital — como apresentado por Fábio Rua, executivo de relações governamentais da IBM América Latina, em seu vídeo no YouTube.

Alinhado à Sociedade 5.0, o novo modelo educacional tem a tecnologia como um meio para facilitar a vida dos indivíduos, tornando-a “... mais fácil, menos estressante, mais segura, mais saudável e menos danosa ao meio ambiente”.

A escola na Educação 5.0

Junto ao documento da Base Nacional Comum Curricular, a tendência é que as escolas trabalhem, cada vez mais, as competências socioemocionais, envolvendo o aprendizado ativo e colaborativo na cultura educacional. Para isso, é essencial que o ambiente de ensino favoreça a conquista de algumas habilidades, como, por exemplo:

• o relacionamento interpessoal;
• o trabalho em equipe;
• o gerenciamento de conflitos;
• a criatividade para a solução de problemas;
• a comunicação, a empatia e a resiliência.

E como a instituição de ensino pode aproveitar da sua comunidade educativa para promover estas soft skills?

Em uma palestra online, realizada pela Sagrado Rede de Educação, sobre a Educação 5.0, o diretor de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, professor Ademar Celedônio, comenta sobre a aquisição das soft skills através das interações pessoais no meio escolar, dizendo que a tendência é que as competências socioemocionais estejam associadas às competências cognitivas; que o desenvolvimento do protagonismo do educando esteja ligado à cidadania e que o ensino, como um todo, seja personalizado para o universo do aluno.

Para isso, é importante que toda a comunidade educativa esteja envolvida com a Educação 5.0, qualificando a equipe educativa, aproximando o relacionamento da instituição com a família e adotando ferramentas tecnológicas que tragam resultados ao engajamento do aluno com o conteúdo.

A palestra completa está disponível no link a seguir:

 

E se você gostou desse conteúdo, também poderá se interessar sobre o texto “Inteligência emocional: como desenvolvê-la na escola”.

Inteligência emocional: como desenvolvê-la na escola
Entenda o que é a inteligência emocional, como ela é desenvolvida na escola e seus benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.