Fale com o WhatsApp do redenovo
Sagrado Rede de Educação / Notícias / Ensino remoto: inovando com a tecnologia na educação

Ensino remoto: inovando com a tecnologia na educação

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 26 de Agosto de 2020

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade totalmente diferente da qual estávamos acostumados. Toda a rotina precisou ser adaptada, principalmente, na área da educação, com a implementação do ensino remoto.

Durante a quarentena, a melhor forma encontrada para diminuir os impactos no calendário letivo e no desenvolvimento escolar foi levar a sala de aula para o computador de cada aluno, através de tecnologias permitissem as atividades em ambientes virtuais.

Aqui, na Sagrado - Rede de Educação, o ensino remoto tem sido aplicado em todas as Unidades Educacionais, proporcionando uma experiência completa tanto aos educadores quanto aos educandos. 

Por isso, no conteúdo de hoje, convidamos a Gestora Pedagógica, Renata Maluf, e a Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Vânia Gonzaga, ambas do Colégio Madre Clélia - Adamantina/SP, para nos contar mais sobre a prática com as atividades online, neste momento de isolamento social.

O que é o ensino remoto?

A principal característica do ensino remoto é a transmissão das aulas em tempo real, permitindo que o aluno observe, reflita e argumente sobre o assunto juntamente com o professor e a turma. 

É importante lembrarmos que o ensino remoto é diferente do EAD, uma vez que este se trata de um curso completamente ministrado à distância, enquanto a aprendizagem virtual veio como uma medida emergencial e temporária, para que as instituições pudessem cumprir o cronograma escolar.

Para isso, podem ser utilizadas diversas tecnologias que possibilitam a interação ao vivo, como as plataformas Google Classroom, Zoom, Skype e Google Hangouts.

A tecnologia inovando a educação

Com a facilidade do acesso às tecnologias, as salas de aula se transformaram em um ambiente de experimentação, inovação e compartilhamento de ideias. Você pode ler mais sobre a modernização da prática pedagógica neste outro texto do blog da Sagrado. É só clicar aqui:

Modernização da prática pedagógica: a tecnologia em sala de aula
Em um momento de modernização da prática pedagógica, como dinamizar o aprendizado através da tecnologia em sala de aula? Conheça as tendências do novo ambiente escolar.

Mas como tudo isso pode ser aplicado através do ensino remoto?

Em Adamantina, no Colégio Madre Clélia, os resultados com as atividades online foram observados com a inclusão de novas ferramentas, estratégias de ensino e com o domínio de novas linguagens, dando sequência à programação didática proposta para o ano letivo de 2020.

“Sabemos que o uso de recursos tecnológicos exige novos protocolos éticos, envolvendo responsabilidade, domínio de competências digitais e autonomia...” — explica a Coordenadora Vânia — “... Então, estabelecemos que todos os membros envolvidos teriam de cumprir com seus compromissos de modo responsável, assegurando a mesma qualidade de antes”.

Assim, a eficiência do ensino remoto foi construída e incentivada por meio de um trabalho extremamente organizado, com foco em informações claras e objetivas sobre o projeto do conhecimento. 

Renata e Vânia ainda nos mostram que, além da realização das aulas online, as soluções das ferramentas digitais puderam ser aproveitadas no compartilhamento de conteúdos, na disponibilização de materiais de apoio, liberação das aulas completas gravadas e na prática do feedback sobre as atividades.

“O engajamento dos alunos tem sido bastante parecido com o modelo presencial, no entanto o ensino online permitiu, também, que a coordenação acompanhasse mais de perto as dificuldades encontradas no aprendizado, estabelecendo, junto aos familiares, as melhores maneiras para o domínio do conteúdo”.

Oportunidades do ensino remoto

Não é de hoje que a tecnologia se tornou uma grande aliada da educação e, inclusive, passou a ser compreendida como uma das 10 competências gerais da BNCC. 

Desse modo, o ensino remoto se une às inovações que já estavam rompendo com o modelo pedagógico tradicional, como a Educação 4.0 e a Sala de Aula Invertida, por exemplo, melhorando o desempenho do aluno e dinamizando o aprendizado. 

Sala de aula invertida: um novo modelo de ensino
Acesse o conteúdo e veja como a sala de aula invertida tem ganhado espaço com o ensino online. O que faz o aluno se tornar protagonista do conhecimento?

Quer saber mais como a educação tecnológica e o ensino remoto estão sendo aplicados nas Unidades Educacionais da Sagrado - Rede de Educação? Encontre o colégio mais próximo a você em: sagradoeducacao.com.br.