Sagrado Rede de Educação / Notícias / Quaresma: conversão, purificação e penitência

Quaresma: conversão, purificação e penitência

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 27 de Fevereiro de 2023

A quaresma é um período cristão destinado aos católicos. Com duração de 40 dias, inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, pela manhã, um dia antes da data que marca a crucificação de Cristo. 

Os dias numéricos da quaresma não são fixos, por isso se alteram conforme o calendário. Em 2023, começou em 22 de fevereiro (fim do Carnaval), enquanto que a Páscoa está marcada para 9 de abril, no domingo, dia da ressurreição.

quaresma
Imagem/Reprodução: Unsplash

Esse é um tempo característico para a Igreja, tanto é que os espaços sagrados são decorados de roxo (ao cobrir as imagens, por exemplo). A cor representa o luto pelo sofrimento de Jesus. 

Qual é o significado da quaresma?

A quaresma está relacionada à renovação espiritual e à conversão. É quando os fiéis se preparam para a Páscoa, passando por penitências e relembrando toda a passagem de Cristo no deserto, a morte e a ressurreição. O momento é como um convite de Jesus para crer no Evangelho.


Imagem/Reprodução: Pixabay

O Papa Francisco define a quaresma como: "o tempo para voltar a respirar, é o tempo para abrir o coração ao sopro Único capaz de transformar o nosso pó em humanidade. É o tempo de dar espaço na nossa vida, a todo o bem que possamos realizar, despojando-nos daquilo que nos isola, fecha e paralisa. É o tempo da compaixão, para dizer com o salmista: 'Dai-nos, Senhor, a alegria da Vossa salvação, sustentai-nos com um espírito generoso, a fim de proclamarmos com a nossa vida, o Vosso louvor'" (Sl 51,14). 

O que representa os 40 dias da quaresma?

40 é um número simbólico no cristianismo devido aos vários acontecimentos relatados na bíblia: 40 dias de duração do dilúvio, 40 dias em que Moisés ficou no Monte Sinai e as 40 tentações que Jesus enfrentou.

O 40 representa a quantidade de dias e noites que Jesus passou no deserto, período que atualmente representa a quaresma. Este tempo é de conversão, purificação e penitência


Imagem/Reprodução: Unsplash

A fase também é vista abstinência dos prazeres e reflexão sobre o significado da morte de Jesus. Entre os 40 dias, há datas marcantes, como a Quarta-Feira de Cinzas, Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa.

O que se faz na quaresma?

Além das abstenções dos prazeres, muitos católicos seguem outras atividades nessa época. É comum realizar visitas aos doentes, fazer confissões e praticar exercícios espirituais que se diferem daqueles que estão inseridos na rotina cristã no restante do ano. 

As orações se tornam mais intensificadas e as Vias-Sacras costumam acontecer nas sextas-feiras da quaresma, para refletir e relembrar a paixão de Cristo ao morrer na cruz por nós. 


Imagem/Reprodução: Unsplash

O que pode e o que não pode fazer na quaresma

O que fazer ou não durante a quaresma varia de acordo com a de cada indivíduo. A Igreja ainda segue com tradições e recomendações para os fiéis, mas a decisão final cabe a cada um. 

Geralmente, esse é um período marcado por jejuns e privações, especialmente da carne vermelha, que no passado era considerada como um alimento apenas para os mais ricos. 

Outras ações comuns à época são os votos de silêncio, pessoas que se abstém do uso de celular, redes sociais, que evitam comer doces ou fazer qualquer outro tipo de prazer carnal. Esses atos no decorrer dos 40 dias visam o crescimento espiritual. 

 

LEIA TAMBÉM: