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Ensino Fundamental: como garantir um melhor aproveitamento do aluno na escola

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 04 de Dezembro de 2020

O Ensino Fundamental marca uma fase de grandes mudanças na forma do aprendizado. É um momento de transição, principalmente por se tratar de um segmento que possui 9 anos de duração, contato com os Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6ºao 9º ano). Dessa forma, qual a melhor maneira de garantir o bom aproveitamento do aluno em cada período?

Neste texto, você poderá compreender o papel do estudante, da escola e da família no acompanhamento do desempenho escolar, garantindo bons resultados em cada etapa do Ensino Fundamental. Continue a leitura!

O que caracteriza o melhor aproveitamento do aluno na escola?

O aproveitamento escolar é avaliado de acordo com a capacidade do aluno de absorver o conhecimento e expressá-lo em sua ações no dia a dia. Muitas vezes, este rendimento pode ser observado nas próprias atitudes do estudante e não apenas a partir de suas notas no boletim.

A motivação, frequência e participação nas aulas, envolvimento com o conteúdo e disciplina são alguns pontos que também devem ser acompanhados, de forma a analisar se o estudante está tendo um bom ou mau desempenho na escola.

Assim, cabe, primeiramente, ao colégio e sua equipe pedagógica estabelecerem medidas que garantam e favoreçam o melhor aproveitamento do aluno no ensino.

O projeto pedagógico e o desempenho escolar

O contato mais próximo com as ferramentas digitais, a maior compreensão do aluno sobre seu ambiente social e político, o desenvolvimento da fala e da escrita e, com isso, o aumento da capacidade de argumentação… Todos esses fatores e muitos outros são levados em conta na elaboração do Projeto Político Pedagógico e a didática a ser seguida em sala de aula.

Por isso, cabe à escola se adaptar a esta nova fase do aluno, colocando-o no centro do aprendizado e estimulando-o a ter um papel ativo no estudo. Ou, como você com certeza já ouviu falar: o estudante como protagonista no processo de aprendizagem.

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Dessa forma, além de reter maior atenção do aluno, o professor, em sala de aula, também o incentiva a compartilhar experiências, despertando sua atenção nos estudos.

Relação entre a queda do aproveitamento escolar e fatores pessoais

Como já comentado anteriormente, a limitação do aproveitamento escolar do aluno pode estar relacionada a diversos fatores, inclusive pessoais. O baixo rendimento nos estudos pode ser reflexo das particularidades do estudante, como problemas em casa, algum déficit de atenção, bullying ou simplesmente uma questão de prática com a matéria.

Para qualquer uma dessas situações, é importante que a escola e a família estabeleçam uma parceria para buscar as melhores soluções integradas. Este acompanhamento ajudará a compreender as dificuldades individuais do alunos, definindo ações personalizadas para que o bom desempenho seja recuperado.

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Além do mais, este contato próximo entre o colégio e os pais ou responsáveis é indispensável para que haja uma potencialização dos estudos em casa.

BNCC e Ensino Fundamental

E se você — pai, mãe ou responsável — quer entender mais sobre como promover um melhor aproveitamento do estudante no aprendizado e compreender as competências, habilidades e conhecimentos propostos pela BNCC, preparamos este Guia Completo sobre o Ensino Fundamental.


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