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O papel do coordenador pedagógico no processo de aprendizagem

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 16 de Março de 2020

O que constrói um verdadeiro ensino de qualidade? Cada instituição conta com peças fundamentais para cumprir sua missão de excelência na educação, e o coordenador pedagógico possui um dever expressivo quando tratamos de processo de aprendizagem.

Um dos maiores desafios de um colégio é garantir a formação integral do aluno, preparando-o pessoal e profissionalmente para um futuro de sucesso e conquistas. É por isso que as relações pedagógicas constituem a base do projeto de ensino, criando ambientes de articulação, formação e transformação.

Neste texto, você irá encontrar todas as informações para compreender melhor o papel do coordenador pedagógico no processo de aprendizagem, com os seguintes tópicos:

  • Atividades do coordenador pedagógico;
  • Desafios do coordenador no processo de aprendizagem;
  • Propostas educacionais do coordenador pedagógico.

Atividades do coordenador pedagógico

A escola é o local onde a maioria das crianças passa grande parte do seu tempo e, dessa forma, deve ser um ambiente pensado estrategicamente para promover o aprendizado da melhor maneira possível e oferecer o suporte necessário ao estudante.

O coordenador pedagógico, como responsável em integrar desde a diretoria até os alunos, é quem estabelece essas estratégias educativas, fortalecendo o vínculo entre todas as partes.

Sua principal função é promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, tendo a formação necessária para dar suporte aos envolvidos no processo de aprendizagem. Além disso, este profissional é a ponte entre a família e a escola, propondo soluções às dificuldades educacionais e conflitos disciplinares.

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É importante lembrar que, desde 1996, com o início da Lei de Diretrizes e Bases de Educação, o coordenador pedagógico deixou de ser fiscalizador e assumiu o papel de formador, acompanhando, controlando e avaliando o desenvolvimento das atividades curriculares. Com isso, é indispensável sua capacidade de liderança e amplo conhecimento na área, bem como experiência com diferentes faixas etárias.

Atualmente, as exigências da Educação 4.0 e os avanços da tecnologia educacional desafiam este profissional na busca de inovações e metodologias de ensino para o projeto pedagógico, investindo na formação continuada dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. 

Mais do que isso, é fundamental debater com professores, pais e até com os próprios alunos novas formas de pensar a educação e o protagonismo na escola, tornando seus espaços lugares de experiências e situações de aprendizagem em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

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Desafios do coordenador no processo de aprendizagem

Em meio a tantos desafios no cenário atual da educação, o coordenador pedagógico deve promover a comunicação, definindo estratégias assertivas e diversificadas para atingir todos os públicos, mantendo os canais abertos para o diálogo, participação e parcerias; tão necessários para assegurar relações saudáveis no ambiente escolar.

Dessa forma, cabe aos pais, professores e alunos aproveitarem essa oportunidade para expor suas opiniões, auxiliando no aperfeiçoamento de todo o processo pedagógico.

Justo a isso, o gerenciamento das dificuldades da rotina escolar também é uma tarefa bastante comum entre estes profissionais. No entanto, cabe a eles agir preventivamente, e não reativamente, formando equipes competentes para solucionar os problemas sem prejudicar o projeto educacional.

Assim, em conjunto, terão atuação no apoio a cada público, ajustando processos e proporcionando um ambiente funcional e favorável ao aprendizado.

Propostas educacionais do coordenador pedagógico

Como peça chave no aprimoramento do processo de aprendizagem, cabe ao coordenador pedagógico definir estratégias voltadas para as inovações da prática educacional, apoiando-se nas novas metodologias e ferramentas que irão facilitar a comunicação e contribuir com as demandas do projeto educativo.

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Estabelecer um acompanhamento regular dos resultados dos alunos também é fator essencial para avaliar o desenvolvimento da instituição como um todo, levando em conta os registros dos diários escolares e feedbacks obtidos durante as reuniões de pais e responsáveis.

Sendo assim, é o coordenador pedagógico quem avalia as demandas escolares, mantendo claros os objetivos de cada agente participante do projeto educacional e promovendo a presença constante dos pais dentro do processo educativo da criança.

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