Sagrado Rede de Educação / Notícias / Como os pais podem ajudar os filhos nas tarefas escolares?

Como os pais podem ajudar os filhos nas tarefas escolares?

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 21 de Março de 2023

Oferecer ajuda nas tarefas escolares dos filhos é importante para o desempenho da criança no colégio e até para o relacionamento familiar. Dar apoio para os estudantes é uma forma de incentivo e aproximação afetiva. 

A supervisão e auxílio durante os exercícios dá mais segurança para eles, porém os pais não devem demonstrar cuidado excessivo ou mesmo resolver as atividades. Esse tipo de atitude pode ter um efeito negativo, já que tira a autonomia das crianças. 

ajuda nas tarefas escolares
Imagem: Reprodução/Unsplash

Vale ressaltar que acompanhar a rotina escolar dos mais novos vai além de ajudar com as lições de casa, mas também diz respeito a ter conversas diárias sobre o dia a dia na sala de aula. Esse tipo de relação contribui em outras questões, como por exemplo identificar casos de bullying ou outros desconfortos que podem ocorrer.

Qual a importância da tarefa? 

A ajuda nas tarefas escolares permite que os pais acompanhem o progresso das crianças, além de ser a hora ideal para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. 

ajuda nas tarefas escolares
Imagem: Reprodução/Pixabay

É a partir dos trabalhos em casa que os alunos entram em contato com o que foi dito em sala de aula, podendo desenvolver habilidades próprias referentes ao tema. Outro fator relevante é que esta é uma forma de preparo para as avaliações.

Como oferecer ajuda nas tarefas escolares? 

1) Garanta que a criança tenha um espaço próprio para os estudos 

Ter um ambiente adequado para se dedicar às tarefas é essencial, isso porque é um fator que influencia diretamente na concentração, foco e desempenho durante as atividades. Entretanto, é interessante que a criança participe da escolha e personalização do espaço, para que ela também se sinta confortável.  

2) Horário fixo

Estabelecer um horário fixo pode ajudar na organização diária dos exercícios. Isso pode variar de acordo com cada um, mas um bom parâmetro é deixar os estudos antes da hora de brincar. 

3) Conheça os professores e participe da rotina escolar

Ter um diálogo aberto com os professores permite acompanhar o desenvolvimento do estudante na sala de aula, além de ter um feedback de como as tarefas são feitas. Os professores também são as melhores fontes para que você peça dicas ou orientações. 

ajuda nas tarefas escolares
Imagem/Reprodução: Unsplash

Participar dos eventos do colégio, como reuniões de pais e até mesmo recreações (comemorações de Dia das Mães ou Pais) faz diferença. São momentos assim que dão oportunidade para trocar experiências com outros pais ou mesmo tirar dúvidas com os profissionais da instituição.

4) Monitore o uso de tecnologias neste momento

Apesar de ser recomendado que os aparelhos eletrônicos fiquem longe do espaço das lições de casa, às vezes eles podem ser necessários (como quando é preciso fazer pesquisas ou consultar respostas para perguntas). Ensine como seu filho pode usar essas ferramentas a favor dos estudos. 

LEIA TAMBÉM: 

5) Incentive a leitura como um hobbie

A leitura é parceira direta do aprendizado e essa prática pode se tornar prazerosa quando tratada como um hobbie. Para isso, invista em livros interativos e seja um exemplo junto à criança: sempre leia um livro para seu filho ou, quando ele aprender a ler, façam leituras compartilhadas.

6) Estudar diariamente pode se tornar um hábito

Assim como a leitura, estudar diariamente também pode se tornar um hábito, o qual contribui para a fixação de conteúdos e evita que as responsabilidades escolares se acumulem. 

ajuda nas tarefas escolares
Imagem/Reprodução: Pixabay

Para concretizar essa ideia, evite oferecer recompensas caso a criança estude. Ao invés disso, explique qual a importância da educação na vida de uma pessoa e como o ensino pode agregar conhecimentos. 

7) Os pais não precisam saber a resposta para tudo

Afinal, a função dos responsáveis é diferente do papel dos professores. Não se culpe por não saber resolver alguma tarefa, isso é mais comum do que parece. Ao invés de demonstrar insegurança, ensine a criança a pesquisar pela resposta. 

Seja com ajuda nas tarefas escolares ou na sala de aula, estamos lado a lado!

Nossa proposta pedagógica visa incentivar a autonomia e protagonismo dos estudantes, por isso, oferecemos o suporte necessário para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socias, as quais auxiliarão os mais novos durante toda trajetória de vida.