Sagrado Rede de Educação / Notícias / Enem Digital: saiba tudo sobre a nova modalidade

Enem Digital: saiba tudo sobre a nova modalidade

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 29 de Julho de 2020

Novidade para 2020, o Enem Digital é um formato moderno proposto pelo Inep para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

O modelo piloto foi anunciado em 2019, com sua realização no ano seguinte. A expectativa é implantar o Enem Digital progressivamente e, até 2026, adotar o exame 100% online.

Ficou curioso para saber como irá funcionar essa nova modalidade? Então, continue no texto e conheça tudo sobre o Enem Digital! Aqui, você vai ler sobre:

  • Como irá funcionar o Enem Digital;
  • Expectativas para a nova modalidade;
  • Vantagens e desvantagens do Enem Digital.

Como irá funcionar o Enem Digital

Com a possibilidade de questões mais interativas, o modelo digital do Enem poderá permitir enunciados com vídeos, infográficos e até incluir a “Gamificação” na prova. Essa é uma nova forma, também, de colocar em prática as utilidades do ensino na era digital! 

E se você quer conhecer mais sobre a influência das redes sociais na educação, é só acessar o conteúdo aqui:

Educação na era digital a influência das redes sociais no ensino
O contato constante com as redes sociais nesta nova era digital exerce influências importantes na educação. Quer saber mais? Acesse o texto!

Por meio da plataforma desenvolvida pelo Inep, o candidato deverá comparecer ao local para a realização da prova online que, neste ano, estará sendo realizada em diversas cidades das cinco regiões do Brasil. Para conferir a lista, clique aqui!

É importante lembrar que o exame terá a opção de reaplicação aos alunos que tiverem qualquer problema técnico durante a prova, e esta reaplicação será no formato impresso.

Expectativas para a nova modalidade

Se você acessou esse texto, provavelmente já está se preparando para o Enem, seja o impresso ou o digital. Então, caso esteja precisando de uma mãozinha nos estudos, temos um ebook que poderá lhe ajudar a planejar e organizar corretamente o que estudar. 

Clique aqui e faça o download agora mesmo!

[EBOOK] 05 passos para criar um plano de estudos perfeito
Como criar um plano de estudos perfeito para as provas e vestibulares? Baixe o Ebook e confira 05 passos para organizar sua rotina de uma vez por todas.

Mas, afinal, quais são as expectativas para o Enem Digital?

Como comentamos anteriormente, a partir desta aplicação piloto, em janeiro de 2021, o objetivo é migrar progressivamente para a versão online. Dessa forma, a intenção é que, em 2026, o candidato possa agendar a realização da prova durante diversas datas ao longo do ano.

E para quem já vai fazer a prova online em 2021, fique tranquilo, pois o nível de dificuldade das questões e o tempo de resoluções serão os mesmos do Enem Impresso. O candidato também irá concorrer normalmente às vagas de ensino superior, através dos programas Sisu, ProUni e Fies.

Quer entender mais sobre a estrutura da prova do Enem? Temos um conteúdo perfeito para você no Blog da Sagrado:

Enem 2020 tutorial completo para você se preparar
Confira um tutorial completo para você se preparar para o Enem 2020. Saiba exatamente como ele funciona e o que deve ser estudado.

Não se esqueça que, mesmo com o formato digital, o estudante deverá estar presente no local da prova, uma vez que apenas estes computadores terão acesso ao sistema.

Vantagens e desvantagens do Enem Digital

Assim como todo tipo de mudança, o Enem Digital divide opiniões e possui suas vantagens e desvantagens. Portanto, acompanhe a seguir os impactos positivos e negativos da aplicação online.

Vantagens:

  • Questões multimídia permitem maior interatividade do candidato com a prova;
  • Redução de custos e impactos ambientais, visto que o consumo de papel diminuirá em relação às provas impressas;
  • Segurança e rapidez para a divulgação de resultados, com menores riscos de fraudes.

Desvantagens:

  • Problemas com a infraestrutura poderá afetar, principalmente, escolas da rede pública, pois os computadores utilizados para a aplicação da prova deverão ser fornecidos pelo próprio local;
  • A inclusão digital ainda não é uma realidade no país, o que pode gerar dificuldades na realização da prova no formato online para alunos de baixa renda.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e se inscreva em nossa newsletter para sempre receber as novidades em seu e-mail!