Sagrado Rede de Educação / Notícias / Dia do Escritor: escritores brasileiros que você precisa conhecer

Dia do Escritor: escritores brasileiros que você precisa conhecer

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 24 de Julho de 2020

25 de julho é conhecido, no Brasil, como o Dia do Escritor. A data foi originada em 1960, a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, e que tinha como membros da presidência João Peregrino Júnior e Jorge Amado, dois importantes nomes da literatura do país.

Desde então, reservamos este dia para homenagearmos os grandes escritores do Brasil que, há um pouco mais de 500 anos, fazem parte dessa rica história.

E, para você conhecer um pouco mais sobre os autores brasileiros, preparamos este conteúdo especial! Continue no texto! 

Dia do Escritor: escritores brasileiros que você precisa conhecer

Os principais escritores brasileiros

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em todos os nomes que iremos apresentar a seguir — ou, pelo menos, na maioria. Mas, hoje, é sua oportunidade de viajar um pouquinho no tempo e aprender sobre os maiores talentos da literatura do Brasil. Vamos lá?

Machado de Assis

Obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro fazem parte da coleção de criações incríveis que Machado de Assis deixou para a literatura brasileira e que são relembradas até hoje nos maiores vestibulares. 

O escritor foi um dos nomes mais importantes no século XIX, pioneiro no realismo brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras.

Carlos Drummond de Andrade

Homenageado com uma famosa estátua em Copacabana, Rio de Janeiro, Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro. Entre suas obras mais conhecidas, estão A Rosa do Povo e o Sentimento do Mundo.

José de Alencar

Um dos maiores representantes do romantismo brasileiro, José de Alencar exaltava, em suas obras, o nacionalismo, a história e a cultura do país. Inovou a língua portuguesa e valorizou uma linguagem mais nacional.

Entre seus populares romances, podemos destacar Iracema e Guarani; dois importantes livros que representaram a figura do índio, no Brasil. 

Cecília Meireles

Cecília Meireles é considerada uma das primeiras escritoras da literatura brasileira e fez parte do grupo de poetas que consolidaram a "Poesia de 30", um conjunto de obras que marcaram a segunda geração modernista.

Ariano Suassuna

Autor do Auto da Compadecida, — uma obra prima da literatura brasileira, adaptada para o cinema e televisão — Ariano Suassuna foi um importante escritor que destacou os elementos nordestinos em suas criações. 

Além de explorar a fala regional e o folclore, Suassuna também foi o idealizador do Movimento Armorial, que valorizava as artes populares a partir de elementos do Nordeste.

Graciliano Ramos

Também um grande escritor da segunda fase do modernismo brasileiro, Graciliano Ramos evidenciou a interioridade humana e os contrastes sociais brasileiros, através de sua abordagem direta e profunda na escrita.

Vidas Secas foi sua maior contribuição para a literatura do Brasil, que retratou — de maneira provocativa — o sofrimento de uma família de retirantes nordestinos.

Guimarães Rosa

Autor de incríveis obras que se ambientaram no sertão brasileiro e com uma abordagem inovadora sobre temas nacionais, Guimarães Rosa foi um estudioso da cultura popular e reinventou a língua portuguesa através de seus contos, novelas e romances.

A importância da valorização dos autores brasileiros

Atualmente, a literatura brasileira conta com diversos autores de muito sucesso, como Conceição Evaristo, Eugênia Zerbini, Gustavo Pacheco e Socorro Acioli. Sua presença na educação torna o aprendizado mais ágil e proveitoso; representando as mais diferentes realidades que envolvem nosso país. 

Valorizar os escritores brasileiros é proporcionar uma maior identificação da população com aqueles que compartilham da mesma origem, além de demonstrar a riqueza que o Brasil possui... A leitura é umas melhores maneiras de estimular uma formação consciente, empática e responsável!

Comemore o Dia Nacional do Escritor lendo um bom livro!

Quer receber os conteúdos da Sagrado - Rede de Educação em seu e-mail? Inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo!