Informativo Corona Vírus Covid 19
Fale com o WhatsApp do redenovo
Sagrado Rede de Educação / Notícias / Enem 2020: tutorial completo para você se preparar

Enem 2020: tutorial completo para você se preparar

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 03 de Julho de 2020

O Enem 2020 já tem data marcada e você já deve estar se preparando para a prova! Por isso, organizamos um tutorial completo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio para você saber exatamente como ele funciona e o que deve ser estudado.

Então, anote aí: a primeira prova do Enem Impresso será aplicada no dia 17 de janeiro de 2021 e a segunda em 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital está programado para os dias dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, com reaplicação nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.

Os preparativos para as provas e vestibulares no final do ano podem ser estressantes. No entanto, com disciplina e dedicação, você irá tirar de letra todas as obrigações. Vamos às dicas?

O que é o Enem?

O exame foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, do Brasil. E, a partir de 2009, também passou a ser uma forma de os estudantes ingressarem em instituições federais de ensino superior, além de programas do governo, como Sisu, Prouni e Fies.

Como são as provas?

O Enem é realizado em dois dias de provas e, desde 2017, ocorre em dois domingos. As questões são divididas da seguinte forma:

  • Primeiro dia: neste dia, você tem 5h30 para a resolução de 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, além de uma redação dissertativa-argumentativa a respeito do tema proposto. Geralmente, este tema traz assuntos bastante atuais, por isso fique de olho nas notícias!
     
  • Segundo dia: o segundo dia de prova conta com mais 5h para você realizar 90 questões sobre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

A principal dica, neste momento, é conhecer todo o edital do exame e seu conteúdo programático. No site enem.inep.gov.br, você consegue acessar essas informações e ficar por dentro de como irá ocorrer o Enem Impresso ou o Enem Digital. Além das orientações para a prova, este documento também irá lhe apresentar o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias indicadas e o cronograma de atividades previstas.

O que eu devo estudar?

Aqui, é fundamental criar um plano de estudos e, caso ainda não tenha um, recomendamos fazer o download deste ebook gratuito que preparamos para você organizar um planejamento perfeito.

05 passos para criar um plano de estudos perfeito
[EBOOK] 05 passos para criar um plano de estudos perfeito

A divisão das temáticas da prova é um pouco diferente do que costumamos ver na escola, mas não se preocupe, está tudo nos livros do colégio!

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: este tema engloba português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
     
  • Matemática e suas tecnologias: tudo o que você aprende em matemática está inserido aqui, inclusive questões de raciocínio e lógica;
     
  • Ciências humanas e suas tecnologias: questões de história, geografia, filosofia e sociologia. Fique atento aos noticiários, pois muitas perguntas sobre atualidades irão aparecer nesta temática;
     
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: neste momento, você coloca em prática todo o seu conhecimento em química, física e biologia;
     
  • Redação: por fim, como dito anteriormente, trata-se de uma dissertação argumentativa com, no máximo, 30 linhas, sobre o tema proposto pela prova.

Exceto a redação, todas as questões são objetivas, ou seja, você deverá assinalar aquela que julga correta. É importante lembrar, também, que grande parte das perguntas são interdisciplinares e contextualizadas, portanto duas disciplinas poderão estar compreendidas em um mesmo problema.

Existem assuntos e matérias que são abordados com mais frequência nas provas do Enem e essa é mais uma das dicas especiais deste conteúdo. Confira a seguir:

  • Literatura: movimentos literários, como barroco, quinhentismo, naturalismo e realismo; obras literárias clássicas brasileiras; poesias e literatura contemporânea.
     
  • Língua portuguesa: funções de linguagem, gramática, semântica, compreensão e interpretação de texto, normas culta e coloquial, morfologia, sintaxe, linguística e gêneros textuais.
     
  • Educação física e artes: esportes, música, obras artísticas, renascimento e movimentos artísticos e culturais.
     
  • Matemática: porcentagem, equações de primeiro e segundo grau, razões e proporções, gráficos, prismas e regras de três.
     
  • História: história do Brasil, desde o período colonial até a atualidade; e história geral, como a revolução industrial, primeira e segunda guerra mundial, nazismo, fascismo e guerra fria.
     
  • Geografia: agricultura brasileira, meio ambiente, planos e blocos econômicos, geopolítica mundial e desenvolvimento humano e social.
     
  • Filosofia e Sociologia: globalização, iluminismo, marxismo, relações de trabalho, cultura de massa e movimentos sociais.
     
  • Física: eletricidade, hidrostática, ondas, óptica, usinas, calorimetria, acústica e mecânica.
     
  • Química: unidades de concentração, estequiometria, pH e pOH, cadeias carbônicas, radioatividade, soluções, oxidações e eletroquímica.
     
  • Biologia: ecologia e sustentabilidade, evolução, genética e mutações, citologia e ciclos de carbono, hidrogênio e água.

Você pode conferir todas essas indicações no site do Stoodi, mas lembre-se que esses são os temas mais recorrentes e não, necessariamente, somente eles cairão na prova!

Agora, vamos à parte principal…

Como devo me preparar para o Enem 2020?

Com tanta coisa para estudar, é normal você se sentir um pouco perdido, no início. Por isso, é importante começarmos pelas prioridades.

  1. Dedique seus esforços àquelas disciplinas que você tem mais dificuldade e busque a maior quantidade e materiais e exercícios de apoio;
     
  2. Mantenha-se atualizado sobre as notícias! Este é um ponto que reforçamos algumas vezes durante o texto, mas é fundamental para que você esteja antenado em assuntos que podem ser temas de questões e até da redação;
     
  3. Faça as provas dos anos anteriores. No site do Brasil Escola, você encontra as provas de diversos vestibulares e do Enem, assim como seus gabaritos para poder corrigir depois!
     
  4. Não se esqueça de definir uma rotina, pois é assim que você irá alcançar o objetivo estabelecido. E nunca deixe para a última hora! Se você ainda não começou a estudar, o momento é agora.

E, para treinar a redação, você deve estar atento aos seguintes pontos:

  1. Primeiramente, tenha o domínio completo das normas de escrita formal da língua portuguesa;
     
  2. Compreenda a proposta do tema;
     
  3. Selecione, organize e interprete as informações do texto de apoio;
     
  4. Construa uma argumentação e proponha uma solução para o que foi abordado.

Seguindo todas essa dicas, você, com certeza, estará preparado para o Enem 2020. Compartilhe este conteúdo com seus amigos e continue acompanhando o Blog da Sagrado!


           

Inscreva-se em nossa newsletter!