Sagrado Rede de Educação / Notícias / Alfabetização Infantil: o papel da família e da escola

Alfabetização Infantil: o papel da família e da escola

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 12 de Novembro de 2021

No início da vida, ainda bebês, nós observamos os gestos, os sons das palavras e realizamos tentativas de reprodução de tudo o que acontece ao nosso redor. Essa forma de aprendizagem contribui para a o processo de desenvolvimento da alfabetização infantil. 

É na escola que esse processo se organiza de forma plena e, de acordo com as diferentes etapas da vida escolar dos estudantes, os focos vão desde as abordagens lúdicas até as formas mais sistematizadas, incluindo a alfabetização nos ambientes digitais e com ênfase nas tecnologias educacionais.

Com maior destaque, na primeira infância e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a proposta de alfabetização trata da linguagem, do letramento e da alfabetização no contexto das relações e experiências de construção de conhecimento das crianças. Exige, assim, novas estratégias de sistematização das aprendizagens e uma efetiva prática da linguagem em contextos relevantes para as crianças, com o objetivo de formação de sujeitos leitores e escritores proficientes, não só capazes de se adaptarem ao contexto em que estão inseridos, mas, sobretudo, para entendê-lo.

Mas, qual o papel da escola e da família nesse processo? Nós explicamos! 

A alfabetização infantil na escola 

Quando a criança passa a frequentar a educação infantil, ela começa a desenvolver a sua autoconfiança, com foco nas áreas motora, cognitiva e socioemocional.

Por isso, as atividades pedagógicas desta fase são voltadas para o brincar, fazendo com que os pequenos passem a ter segurança em seus movimentos e desenvolvam o equilíbrio, a consciência corporal e a concentração. 

Além disso, a leitura, a contação de histórias e a musicalização contribuem para o processo alfabetizador e permitem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a atenção à linguagem, ao letramento e ao raciocínio lógico. 

Sendo fundamental no processo de alfabetização infantil, a escola deve oferecer um ambiente adequado, com espaços e experiências atrativos, estimuladoras, interessantes e instigantes.

Além da ambiência e dos profissionais de educação qualificados, o projeto pedagógico da escola deve contemplar, em sua proposta, práticas sistematizadas em sequências didáticas apoiadas em metodologias ativas que incentivem as crianças a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Neste sentido, os pais também precisam participar do processo de alfabetização infantil. 

O papel dos pais na alfabetização infantil 

Antes de adentrar à educação formal, a criança já está aprendendo! E a família é a primeira referência e modelo de dinâmica social. Portanto, a primeira experiência de alfabetização acontece no ambiente familiar, constituindo-se a base para o aprendizado dos pequenos. 

Mas como os pais podem estimular e potencializar o processo de aprendizagem dos filhos? Primeiro, criando um ambiente propício e estimulador que desperte o interesse da criança em aprender, ciente da corresponsabilidade que assume em parceria com os educadores.

Com isto, os pais começam a realizar algumas atividades com a criança, com foco no desenvolvimento das habilidades necessárias para a alfabetização infantil. 

Brincadeiras Educativas

Brincadeiras e jogos que utilizam letras para montar, desenhos e incentivam a leitura e a escrita são formas de estimular a alfabetização. Outra ideia é aproveitar o meio digital e utilizar aplicativos e sites que ofereçam diferentes possibilidades de atividades educativas. 

Leitura de Livros Infantis 

A leitura de livros infantis favorece a alfabetização, pois permite à criança expandir o seu vocabulário e aprender outras estruturas de linguagens.

Neste tipo de atividade, vale todos os gêneros: poesia, contos de fadas, narrativas, parlendas e entre outros. Outra dica é oferecer conteúdos que tragam lições para a vida e que ajudem a criança a compreender os valores, além de livros que se conectam com o conhecimento aprendido na escola em diferentes áreas. 

Ao ler para a criança, você também estimula a criação desse hábito, algo importante para a sua educação no futuro. 

Atividades da Rotina

As atividades cotidianas, como comer, tomar banho e passear, também podem desenvolver a alfabetização, afinal, estamos cercados por palavras. Incentivar a leitura de embalagens, rótulos, placas e letreiros é uma maneira de ajudar a criança no processo de aprendizagem. O importante é criar o hábito de ler as informações que estão disponíveis no ambiente. 

A alfabetização infantil é uma tarefa conjunta entre família e escola. A partir dessa relação, é possível se aprimorar do aprendizado, entendido como uma missão; o que impacta diretamente no desenvolvimento da criança, já que permite identificar possíveis dificuldades e a solução das mesmas. Além disso, o rendimento escolar tende a aumentar, já que a família está próxima do seu processo de aprendizagem. 

Se você leu esse texto até aqui, também pode se interessar pelos Benefícios da Contação de Histórias na Educação Infantil. Acesse o conteúdo aqui: 

contação de histórias na educação infantil
Quer usar a contação de histórias como uma ferramenta de aprendizado na educação infantil? Acesse o conteúdo e veja porque essa atividade é tão importante.