Sagrado Rede de Educação / Notícias / Enem 2021: o que estudar na reta final

Enem 2021: o que estudar na reta final

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 05 de Novembro de 2021

A menos de um mês para o ENEM 2021, os estudantes já iniciaram a reta final nos preparativos para a prova. Mas ainda dá tempo de estudar?

Conversamos com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Ana Cynira, e com os professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus - Marília/SP, e eles deram dicas importantes para se ter um bom desempenho no exame, além dos principais temas que são abordados e que valem a pena serem revisados.

Continue no texto!

ENEM 2021: principais informações

Com mais de 3 milhões de inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será aplicado nos finais de semana de 21 e 28 de novembro. Neste ano, as provas digitais e impressas serão realizadas nas mesmas datas, mas vale lembrar que o aluno que optou pela versão digital também deverá comparecer aos locais de aplicação.

No primeiro final de semana, os alunos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 45 questões cada uma, além da Redação. Já no segundo dia de exame, em 28 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, também com 45 questões cada.

O que estudar na reta final

Cada aluno tem seu próprio estilo de estudo e é importante frisar que se você quer se dar bem no ENEM 2021, não basta apenas revisar os conteúdos, mas também colocá-los em prática através dos exercícios das provas dos anos anteriores. E se você precisa de uma ajuda com a organização dos estudos, faça o download deste Plano de Estudos que preparamos com um bônus personalizado!

Segundo a Coordenadora Ana Cynira, a preparação para o exame exige muita organização, dedicação e foco. Além disso é importante cuidar da saúde física e mental, pois a prova é muito longa e cansativa.

Lidar com a ansiedade antes de fazer o ENEM ficou ainda mais complicado neste ano, em meio à pandemia da Covid-19. Por isso, Ana recomenda que os estudantes descansem, alimentem-se bem e preparem, com antecedência, tudo o que precisa ser levado no dia do exame: “Uma forma de tentar diminuir a ansiedade é se sentir minimamente preparado”. 

A Coordenadora orienta, também, que os estudantes tenham uma estratégia para fazer a prova, pois isso ajuda a saber como conduzir o exame, sem perder tempo. 

“Nós vemos muitos alunos que chegam para o dia da prova e acabam ficando muito nervosos, muito ansiosos e acabam não conseguindo se concentrar naquele momento. Por isso, é importante ir para a prova sabendo por onde vai começar. Mas, se a ansiedade aumentar muito, vale buscar acompanhamento de um especialista!”  

O ENEM cobra os temas vistos durante os três anos do Ensino Médio, mas têm sempre alguns assuntos frequentes que caem no exame.

Para ajudar, nossos professores deixaram algumas dicas de revisão para o 1º e 2º dias de Prova:

Dicas para o 1º Dia

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Redação

A dica de Literatura para o ENEM, segundo o Prof. Marcel, é entender que as questões de Linguagem são essencialmente leitura e compreensão adequada do texto literário. O ENEM traz uma diversidade de textos: poemas, letras de canções, trechos de crônicas e contos, além de imagens variadas. Leia com atenção, lembrando que os textos literários estão inseridos em um contexto histórico e social e admitem muitas significações e sentidos. Atenção ao que é específico de cada gênero: poesia, prosa, poema, crônica, conto. A significação do texto literário liga-se aos recursos expressivos utilizados pelo autor: sonoridade, forma, linguagem, imagens, conceitos. Com calma e com uma leitura atenta, você terá um ótimo desempenho! 

Já em História da Arte, o Prof. Fábio pede atenção nas revisões dos seguintes temas: Arte Contemporânea, Modernismos Brasileiros e Vanguardas Europeias.

A Prof. Julia orienta, em Linguagens, que os alunos não deixem de revisar funções de linguagem, variação linguística e gêneros textuais! Leia tudo com muita atenção.

Em Inglês, o Prof. Maikon destaca os seguintes tópicos:

  1. Leia texto em inglês de diferentes gêneros;
  2. Faça o uso das técnicas Scanning e Skimming: 
    - Skimming: uma rápida leitura buscando entender qual a ideia geral desse texto, sobre o que ele fala, essencialmente. 
    - Scanning: uma rápida leitura, buscando informações específicas. Sendo assim, o leitor apenas passa o olho, em busca de respostas específicas das perguntas que quer responder;
  3. Estude linking words (conectores);
  4. Referência pronominal;
  5. E tome cuidado com falsos cognatos!

Para fazer uma boa Redação no ENEM e não se esquecer de nada, a Prof. Bruna preparou um passo a passo:

  1. Identificar o tema: isso ajudará na leitura dos textos de apoio, pois já saberá do que se trata;
  2. Na leitura dos textos de apoio, identificar as palavras-chave para não as deixar de fora da redação; 
  3. Observar se o tema é uma problemática ou algo a ser atingido;
  4. Selecionar informações da coletânea que podem vir a ser usadas;
  5. Não esquecer dos repertórios, ou seja, informações além daquela dadas nos textos de apoio;
  6. Analisar o que causou a problemática e suas consequências (mesmo que não faça uma redação por causa e consequência);
  7. Pensar em soluções para esses problemas (agentes que serão responsáveis, as ações que deverão fazer, o modo como elas serão feitas e a finalidade);
  8. Por último, não se esqueça do detalhamento.

Dicas para o 2º Dia 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Os Professores Claudinei e Rafael, de Biologia, pedem muita atenção nos seguintes temas: 

  1. Parasitologia/Saúde Humana: é importante conhecer o ciclo de vida do parasita, sua relação com o hospedeiro e os mecanismos profiláticos!
  2. Ecologia: uma área bastante ampla da Biologia e que certamente cai no ENEM. Os conceitos básicos de Ecologia são fundamentais para você se dar bem! Os problemas ambientais sempre aparecem nas provas de Ciências da Natureza;
  3. E os ciclos biogeoquímicos, que são os processos naturais observados na circulação de um determinado elemento entre os seres vivos e o meio ambiente.

Em Física, o Prof. Lucas pede atenção em Mecânica, a base de toda a Física Clássica, e destaca os Circuitos Elétricos, tema presente em todas as edições nos últimos seis anos.

Já em Química, o Prof. Diogo destaca os seguintes temas: classificação, nomenclatura e reconhecimento das funções orgânicas; propriedades da matéria e análise imediata; eletroquímica; equilíbrio químico e cálculo estequiométrico.

Por último, em Matemática, a Prof. Jussara ressalta que, de acordo com as últimas edições de provas aplicadas no ENEM, as grandezas proporcionais e as médias algébricas estão entre os temas mais comuns, sendo assuntos recorrentes em várias questões que envolvem álgebra.

Dessa forma, é essencial rever tais assuntos, bem como fazer um resumo detalhado sobre a parte teórica e treinar a resolução de exercícios envolvendo tais temas.

Lembrando da seguinte dica preciosa: resolva exercícios de provas de anos anteriores, afinal, praticar é a melhor forma de absorver e internalizar aquele assunto. 

Por fim, durante seus treinos, resolva os exercícios sem usar a calculadora, pois algumas questões, apesar de serem extremamente simples, envolvem multiplicações e divisões com números decimais e você precisa estar preparado para tais situações.

Desejamos excelentes provas para todos!