Sagrado Rede de Educação / Notícias / Escola católica e a educação humanista e cristã

Escola católica e a educação humanista e cristã

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 09 de Fevereiro de 2021

Na Escola Católica, a educação está apoiada em uma visão cristã, transmitindo valores bíblicos nas práticas pedagógicas. Sendo assim, o aluno é incentivado a compartilhar de princípios que constituem uma sociedade mais justa, igualitária e unida.

Mais do que a escolha do material didático ideal ou a preparação para a vida acadêmica que a escola oferece, os pais, atualmente, têm buscado um modelo de ensino que prepara seus filhos integralmente para o futuro. Afinal, esta decisão servirá de base para a formação afetiva, social e humanista da criança e do jovem.

E como a educação humanista e cristã é aplicada na formação da escola católica? É sobre isso que vamos conversar no texto de hoje! Continue a leitura.

A educação humanista e cristã na escola católica

Em uma realidade cada vez mais individualista a qual estamos inseridos, a educação humanista e cristã retoma a priorização das relações afetivas, inspirando a compaixão, a disciplina e a dignidade humana no aprendizado.

A escola católica não limita o educando em relação à religião, mas sim o ensina a ter uma perspectiva diferente do mundo, desenvolvendo melhor sua capacidade de interagir em sociedade, respeitar diferentes opiniões e engrandecer sua visão espiritual.

Em conjunto, uma proposta pedagógica pautada na vivência da fé assegura a formação de cidadãos reflexivos, éticos, solidários e socialmente responsáveis, com um aprendizado integral nos âmbitos acadêmico, profissional e pessoal.

Benefícios de escolher a educação humanista e cristã

Uma educação pautada em princípios humanistas e cristãos desenvolve continuamente, no aluno, a consciência comunitária, prezando para que suas atividades diárias sejam direcionadas à construção da empatia, bondade, humildade, respeito e muitos outros valores que formam uma sociedade mais justa.


Qual a importância da participação da família na escola e como continuar projeto educacional em casa, melhorando o aprendizado da criança? Acesse o texto!

Assim, ele tem — dentro do ambiente de aprendizado — exemplos, experiências e relações que o motivam a conhecer seu papel como ser humano e evoluir espiritualmente.

Educação que faz aprender e crescer com valores

Na Sagrado - Rede de Educação, as práticas pedagógicas são desenvolvidas com base no Carisma Cleliano, comprometendo-se com a formação integral em cada etapa do aprendizado, garantindo o desenvolvimento moral, ético, espiritual, intelectual, afetivo, social, cognitivo, cívico e ecológico a partir da presença de educadores, colaboradores e Irmãs Apóstolas que compartilham dos ensinamentos da Bem-Aventurada Clélia Merloni.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Clélia Merloni, não deixe de acessar o site madreclelia.org/pt.

E, seguindo a missão de “Educar como uma Obra de Amor”, a Sagrado - Rede de Educação consolida-se, em todo o Brasil, como uma Educação que passa pelo Coração — fundamento da excelência de ensino nos diferentes contextos e realidades os quais as Unidades Educacionais estão inseridas.