O mês de setembro é marcado, em todo o mundo, pela campanha de prevenção ao suicídio, promovida, desde 2003, pela Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde. O Setembro Amarelo, como ficou conhecido, teve suas primeiras ações, no Brasil, em 2015, através do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria, com o objetivo de oportunizar diálogos e discussões a respeito da importância da saúde mental.
Durante esta semana, de 01 a 06 de setembro, a Sagrado - Rede de Educação, está realizando, em suas redes sociais, a campanha “Você não está sozinho”, com conteúdos importantes sobre o Setembro Amarelo e mensagens positivas para que todos possam se sentir acolhidos em qualquer momento de dificuldade. Acompanhe em facebook.com/sagradoeducacao ou @sagradoeducacao, no Instagram.
No artigo de hoje, convidamos você para entender mais sobre a atenção que devemos oferecer ao nosso bem-estar psicológico e conferir 07 dicas para cuidar da saúde mental. Continue no texto!
Mesmo sendo um problema de saúde pública, o suicídio ainda é visto como um “tabu” pela sociedade, e muitas pessoas consideram a conversa sobre saúde mental algo bastante vergonhoso ou até uma perda de tempo. No entanto, precisamos lembrar que, assim como nosso corpo, a mente também pode adoecer.
Dessa forma, a campanha do Setembro Amarelo destaca, de forma clara e aberta, como as doenças emocionais podem se desenvolver, e como alguns sinais podem ser percebidos em uma pessoa sob risco de suicídio. Por isso, é fundamental estarmos atentos e conversarmos sobre o assunto.
Desde o início da pandemia, o isolamento social tem sido um fator de pressão psicológica e estresse para muita gente. Além disso, o medo e as incertezas causadas pelo novo Coronavírus também se tornaram agravantes para os problemas emocionais.
Em outro texto, aqui no blog da Sagrado, já conversamos sobre alguns cuidados com a saúde mental, durante a quarentena, e se você quiser conferir o conteúdo completo, é só clicar aqui:
A qualidade de vida é feita do equilíbrio entre o físico, a mente, as emoções e o espiritual, ou seja, se não cuidarmos da nossa saúde psicológica, o corpo também poderá apresentar sinais como dor de cabeça, falta de ar, cansaço e muitos outros.
E diante de tantas mudanças na rotina, é comum que casos de ansiedade e depressão, por exemplo, evoluam rapidamente para um quadro de suicídio, caso não seja dada a devida atenção. Então, não deixe para começar amanhã simples hábitos que irão ajudar você ainda hoje!
Exercitar a mente é a melhor forma de prevenir doenças emocionais, e o acompanhamento de um profissional é de grande importância para estabelecer as melhores práticas para seu bem-estar. Além disso, você também pode tentar adotar algumas medidas hoje mesmo e que poderão transformar sua vida! Confira, a seguir, 07 dicas que preparamos para você cuidar da sua saúde mental:
1) Aceite-se do jeito que você é: goste mais de si mesmo e não espelhe seu comportamento em outras pessoas;
2) Cultive bons pensamentos: procure focar no lado bom das coisas, seja mais positivo e acredite que tudo irá melhorar;
3) Pratique o autocuidado: não seja tão duro consigo mesmo; dedique um tempo do seu dia para algo que realmente lhe faça feliz;
4) Tenha um estilo de vida saudável: uma boa alimentação, exercícios físicos e noites bem dormidas são essenciais para uma mente saudável;
5) Compartilhe bons momentos: a família e amigos são os melhores remédios para qualquer angústia;
6) Relaxamento e meditação: tire um tempinho do seu dia para se observar internamente. Como seu corpo está se sentindo? Quais são os pensamentos que estão passando pela sua mente?
7) Busque ajuda: não tenha vergonha de procurar um profissional ou até mesmo um amigo para conversar sobre suas dificuldades. Você não precisa passar por tudo sozinho.
E caso esteja precisando de um apoio emocional, você também poderá entrar em contato com o CVV através do telefone 188 ou no site cvv.org.br.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos e esteja conosco nesta campanha sobre o Setembro Amarelo!