Sagrado Rede de Educação / Notícias / Educação empreendedora como parte do sucesso profissional

Educação empreendedora como parte do sucesso profissional

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 15 de Abril de 2020

De um lado, empresas com modelos de negócio disruptivos, gestão inovadora e diferenciais sustentáveis, interativos e que superam as expectativas. De outro, profissionais que buscam a realização profissional no menor espaço de tempo possível. Isso é o que caracteriza a maior parte das empresas o século XXI e a introdução de uma nova geração no mercado de trabalho. Como desafiar o futuro e inspirar novas tendências no mundo atual? Esse é o papel da educação empreendedora e sua influencia no sucesso profissional dos jovens de hoje.

A alta competitividade e a necessidade de inovação constante transformou o mercado de trabalho em algo realmente imprevisível e desenvolver habilidades de autonomia, proatividade e criatividade é uma grande vantagem para este cenário. Por isso, cada vez mais, o tema “empreendedorismo” é abordado dentro das escolas, formando profissionais protagonistas de suas próprias histórias.

Quer conhecer mais sobre esse assunto? Continue no texto e entenda a importância de preparar os jovens para planejar e alcançar seus objetivos!

O que é a educação empreendedora?

Um modelo de educação eficiente, com atividades práticas e ambientes que estimulam a inovação, já é realidade em algumas escolas do país. Diariamente, os alunos são preparados para solucionar seus problemas de maneira criativa e autônoma.

Sala de aula invertida: um novo modelo de ensino
Acesse o conteúdo e veja como a sala de aula invertida tem ganhado espaço com o ensino online. O que faz o aluno se tornar protagonista do conhecimento?

Dessa forma, a educação empreendedora propõe um perfil multidisciplinar e que se adapta às novas situações, permitindo, ao estudante, a visão de carreira e o reconhecimento da trajetória do mercado de trabalho.

Em sala de aula, o empreendedorismo é trabalhado com conceitos e conhecimentos que estimulam o raciocínio lógico, possibilitando a definição de metas, a busca por soluções e o alcance de objetivos de maneira independente.

Ou seja, o sucesso profissional é inspirado, também, pela vontade de empreender, aprimorando o espírito de liderança e o protagonismo criativo.

Por que abordar esse tema nas escolas?

Um bom empreendedor não só tem a visão de negócio como também entende as habilidades necessárias para alcançar o sucesso profissional. Assim, inserir a educação empreendedora no cotidiano escolar, desenvolve, no aluno, capacidades comportamentais, desde cedo, promovendo experiências teóricas e práticas antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.

Mais do que entender o funcionamento de uma empresa, abordar o tema durante as dinâmicas de sala de aula, prepara o jovem para uma boa comunicação interpessoal e estimula a criatividade e a colaboração.

O futuro e as tendências da educação empreendedora

A flexibilização e a interatividade da prática educativa permite um conjunto de possibilidades para a abordagem da educação empreendedora; isso porque, na Educação 4.0, a inovação, a solução de problemas e o protagonismo já são trabalhados em sala de aula. Você pode entender um pouco mais sobre esse assunto neste outro texto do blog da Sagrado.

Educação 4.0: Uma nova forma de aprender
A Educação 4.0 insere o aluno no centro do conhecimento, em pleno processo de autonomia. Acesse o conteúdo e conheça uma nova forma de aprender!

Afinal, para começar um negócio, o empreendedor precisa reunir habilidades de diversas áreas e seguir as tendências do mercado, que acompanham os hábitos de lazer, trabalho e consumo da sociedade.

Por isso, a discussão deste tema dentro das escolas tem se tornado uma realidade a partir do uso de tecnologias, makerspaces e ambientes colaborativos. Além de garantir o sucesso profissional, promover a educação empreendedora também é uma forma de diversificar o mundo dos negócios e as possibilidades de futuro.

Continue por dentro das novidades do universo da educação! Semanalmente, o blog da Sagrado - Rede de Educação traz conteúdos para você se atualizar.