Ao compreender as mudanças e a continuidade no processo de desenvolvimento do educando, a proposta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º, estimula ao pensamento lógico, criativo e crítico; à capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.
As competências específicas de cada área do conhecimento, articuladas ao currículo escolar, são imprescindíveis na formação integral dos educandos nessa etapa, pois constroem e ampliam novas aprendizagens, fortalecem a utilização de metodologias e a adoção de tecnologias interativas que potencializam novas descobertas, preparam para desafios futuros e promovem uma maior e crescente compreensão de si mesmos, do mundo natural e social e das relações que estabelecem entre si e com a natureza.
• Futsal
• Street Dance
• Expressão Corporal
• Judô
• Desenho
• Violão
• Balé
• Xadrez
• Violino
• Plantão de Dúvidas
• Festa Junina
• Dia do Abraço
• Dia dos Avós
• Curso de Férias
• Estudo do Meio
• Olimpíada Madre Clélia
• Acolhida das novas famílias
• Encontro de Vida
• Missas
• Celebrações
• EASC - Encontro de Alunos do Sagrado Coração
• Páscoa Jovem
• Sala Vermelha
• Eventos do Complementar: Exposições de projetos, desenvolvidos pelos
alunos em complemento aos conteúdos do período regular
• Educação Musical
• Educação Tecnológica
• Projetos Interdisciplinares
• Projeto Ler
• Projeto Integração
• Laboratórios de Informática e Ensino Religioso
O Programa de Educação Bilíngue, em parceria com a International School, segue a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo, adaptando o Programa à realidade e necessidade do segmento escolar.
Quanto mais cedo a criança começar a aprender o idioma, mais facilidade e intimidade ela terá com a nova língua. O cérebro, nos primeiros anos, absorve muito facilmente as informações que recebe, ao passo que, na idade adulta, essa facilidade é reduzida. Por isso, é tão importante o ensino bilíngue na infância, pois ele aumenta as possibilidades de alcance da fluência de forma fluida e natural.
O Programa busca contribuir para a formação dos alunos na compreensão de um mundo cada vez mais focado nos avanços tecnológicos.
A sala de aula se transforma em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens e também a observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar, registrar e, assim, encontrar soluções para as situações-problema e avançar em seus conhecimentos.
Por meio de desafios tecnológicos que provocam nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar, orientada por valores e atitudes, os conteúdos trabalhados visam conhecimentos em Ciências e Matemática.
Mais do que ter acesso aos conhecimentos, as crianças e os jovens precisam aprender a buscar e selecionar informações pertinentes. Mais do que aprender nomes e definições, os estudantes de hoje necessitam desenvolver competências e aprender a fazer; precisam adquirir habilidades que lhes possibilitem trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho.