A produção textual na escola configura uma prática essencial para o desenvolvimento intelectual e para a formação social dos alunos: através dessa competência, o estudante pode expressar suas ideias em relação a diversos assuntos, aprender sobre a língua, além de encontrar formas de interagir consigo mesmo e com o universo que o cerca.
Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia a dia, o caminho é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores, ou seja, levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever.
Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos do 4º ano, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão estudando o gênero "Carta de Reclamação".
Por meio de diversas atividades, desenvolvidas em sala de aula, eles puderam identificar a função social desse tipo de texto, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam, além de ler e compreender cartas de reclamação, considerando as características do gênero e seus elementos (Local e data, Vocativo, Corpo do texto, Despedida e Assinatura).
Para praticar a escrita do gênero, as crianças elencaram, coletivamente, alguns problemas encontrados no espaço escolar.
Após a eleição dos problemas, votaram naquele que mais necessita de intervenção, no momento, produziram uma carta e a encaminharam para a coordenadora pedagógica, a fim de obterem uma resposta referente ao problema relatado, conforme mostram as imagens.
Os alunos, agora, aguardarão, ansiosos, pelo retorno da Coordenação.