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Eletivas no 9º ano

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Eletivas no 9º ano do Ensino Fundamental 

A BNCC trouxe para a Educação Básica um maior desafio de proporcionar aos nossos estudantes uma formação integral de modo a favorecer que os conhecimentos e habilidades desenvolvidas na escola sejam usadas nos diferentes desafios que o cidadão terá ao longo da vida. Assim, compete à escola ter um olhar sensível às temáticas atuais e favorecer que os diferentes ambientes de aprendizagem permitam o alcance deste objetivo.

Pensando neste contexto, no Ensino Fundamental - Anos Finais, do Colégio Sagrado Coração de Jesus/SP — apesar disto sempre ter sido uma preocupação revelada em todos os nossos projetos de trabalho — de forma mais intencional, nos últimos anos, às vésperas da Reforma do Ensino Médio, já vínhamos propondo a inserção das Eletivas para os 9º anos como mais uma oportunidade de favorecer ao aluno a autonomia tão importante nas suas escolhas acadêmicas e de vida.

Este projeto das Eletivas que teve início em 2018, compõe a parte diversificada do nosso currículo e propõe a articulação entre os conhecimentos dos diferentes componentes curriculares que são articulados nas 3 grandes áreas: Códigos e Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

A proposta de oferecer, a cada semestre, a livre escolha para que o aluno curse uma das eletivas no contra período de aula favorece, também, um novo olhar para novos caminhos e escolhas dentro do projeto de vida do adolescente.

A partir destas considerações queremos que todos conheçam nossas propostas das Eletivas do 9º ano para o ano letivo de 2022!

Tema: Passagem de ida - vivências multiculturais

Síntese: A proposta da Eletiva desenvolvida pela área de Códigos e Linguagens tem como objetivo a proposição de um trabalho voltado a valores sociais, culturais e humanos a partir de diferentes visões de mundo, considerando autoria, contexto social e histórico. Para tanto, serão elaboradas pesquisas, análises e vivências relacionadas à valorização da identidade e da diversidade étnico-cultural e linguística de diferentes culturas.

Ao longo do projeto, serão desenvolvidos estudos e debates que visam combater toda forma de discriminação e xenofobia. Como fundamento a todo o processo a ser realizado, a eletiva propõe o estabelecimento de diálogos que busquem motivar os estudantes a reflexões e construção de conhecimentos relativos ao seu projeto de vida.

Como ponto de partida para as reflexões e construção de todo repertorio, os alunos serão desafiados pelos professores a refletir sobre a seguinte questão problematizadora: De que maneira as vivências e trocas multiculturais podem nos auxiliar na construção de nosso projeto de vida?

Tema: “Violência simbólica - racismo e minorias”

Síntese: Vivemos num mundo marcado por violências e discriminações de vários tipos. Essa realidade assombrosa deixa uma reflexão fundamental no ar: como construirmos uma sociedade mais pacífica, harmoniosa, marcada por relações baseadas no afeto e no respeito e mais igualitária?

Pensando nesse problema, organizamos a Eletiva de Ciências Humanas focando em alguns subtemas abaixo citados:

•    A violência simbólica, pensada numa perspectiva de que a violência é algo sentido além da agressão física, acontecendo também por meio de gestos e palavras que nos ferem por dentro

•    LGBTfobia, racismo estrutural, gordofobia e capacitismo: como mudar nosso comportamento a favor de uma sociedade mais inclusiva?

•    Resgate de saberes ancestrais dos povos negros para desconstruir estereótipos e preconceitos acerca da história e religião do povo negro.

Partindo de princípios humanistas e por meio de leituras, pesquisas, interpretação de dados e de propagandas publicitárias, pretendemos debater e refletir sobre as polêmicas que esses assuntos despertam na atualidade, além de compor uma campanha de conscientização que destaque iniciativas e boas práticas para o combate a qualquer forma de intolerância. Assim, a questão problematizadora de toda a reflexão será: O preconceito tem forte presença não só na prática da violência, mas também nas formas como o poder público/ sociedade resolve enfrentá-lo?  

Tema: Ecoturismo

Síntese: Observamos que, nas últimas décadas, tem ocorrido uma preocupação com a preservação do meio ambiente e com a sobrevivência da espécie humana.

Assim, com o intuito de promover conhecimentos conceituais e práticos voltadas ao tema, a área de Ciências da Natureza e Matemática desenvolverá a Eletiva ECOTURISMO com o olhar e enfoque neste tema, tendo por objetivo incentivar o desenvolvimento de atitudes sustentáveis por meio de experiências simuladas e reais, promovendo uma formação completa e integral do nosso aluno e visando a formação de um cidadão crítico diante das grandes mudanças que a contemporaneidade propõe; visto que este tema representa, para o século XXI, um dos setores que mais deve crescer após o período de pandemia.

Pretendemos, assim, promover uma reflexão crítica sobre o uso sustentável dos recursos naturais, permitindo ao turista participar de atividades que se realizam na natureza oferecendo oportunidades de lazer sem o comprometimento do ecossistema. Para disparar estas reflexões alunos e educadores discutirão sobre a seguinte questão problematizadora: Como promover e desenvolver o ecoturismo com bases culturais e ecologicamente sustentáveis, a partir da percepção do cidadão consciente do século XX?