Qual é o seu nome?
Explorando o nome próprio de maneira divertida.
O trabalho com o nome próprio integra um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil, que se preocupa em promover o conhecimento e a construção de sua identidade pessoal. O nome próprio é elemento-chave para o planejamento de muitas situações para que as crianças tenham experiências com narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita.
As crianças do Infantil III vêm realizando vivências no cotidiano escolar que propiciam a construção da identidade, e o nome próprio é um importante elemento de identificação. O trabalho com o bingo dos nomes, a dança das cadeiras, a exploração das plaquinhas de identificação e as cantigas de roda foram as propostas mais proveitosas e significativas para as crianças.
Com a oferta de atividades diversificadas, queremos ampliar o repertório das crianças para que conheçam as letras dos nomes dos colegas e se arrisquem a fazer associações e relações com outras palavrinhas do mundo que os cerca. Mesmo sem ter o objetivo de alfabetizar as crianças no Infantil III, acreditamos que é fundamental oferecer oportunidades e experiências para que os pequenos escrevam e participem de situações em que a escrita esteja presente.