Jogos – estratégia de muita aprendizagem
Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes na vida dos alunos. Diante desta realidade, os tradicionais passaram a ser pouco explorados ou deixaram de fazer parte da vida dos estudantes.
Com o objetivo de proporcionar o contato com os jogos tradicionais e todas as aprendizagens que os envolvem, a equipe de professoras do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, nas aulas de Projetos, iniciou uma proposta com jogos de tabuleiro.
O primeiro que estão explorando é o Jogo da Velha. O tabuleiro cresceu, ocupou os espaços do pátio e as peças eram os próprios alunos.
Na primeira vez que jogaram, conheceram sua origem, partilharam o que sabiam das regras e aprenderam algumas das etapas que sempre farão parte das partidas como: iniciar o jogo cumprimentando os jogadores, refletir as jogadas utilizando a estratégia do semáforo (pare, preste atenção, pense na jogada e siga em frente) e terminar a partida conferindo as peças.
Na segunda vez, retomaram as etapas apresentadas na aula anterior. Realizaram, em equipes, algumas jogadas e refletiram sobre uma regra de ouro que faz parte dos jogos, mas também das vivências sociais: “É muito bom ganhar, mas também aprendemos muito com a derrota.
Toda derrota traz uma lição para nossas vidas que nos levará a ganhar um dia”.
Essas vivências têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades de pensamento, como estratégia, capacidade de resolver problemas, pensamento criativo e raciocínio lógico; habilidades de concentração e que envolvem a motricidade e percepção visual, além de habilidades socioemocionais e éticas.
Mais vivências estão por vir, ampliando as regras, mudando os tabuleiros e explorando novos jogos. Aguardem!