Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Paulo/SP / Notícias / Que instrumento é esse? Monóculo!

Que instrumento é esse? Monóculo!

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 18 de Maio de 2023

Cultura de Inovação: Monóculo – Que instrumento é esse?

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), “a utilização de objetos materiais pode auxiliar o professor e os alunos a colocar em questão o significado das coisas do mundo, estimulando a produção do conhecimento histórico em âmbito escolar. Por meio dessa prática, poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, assumindo, ambos, uma ‘atitude historiadora’, diante dos conteúdos propostos, no âmbito de um processo adequado ao Ensino Fundamental”.

Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto estimulam o pensamento. Questionamentos como: De que material é feito o objeto em questão? Como é produzido? Para que serve? Quem o consome? Seu significado se alterou no tempo e no espaço? Como cada indivíduo descreve o mesmo objeto? Os procedimentos de análise utilizados são sempre semelhantes, ou não? Por quê? Auxiliam a identificação de uma questão ou objeto a ser estudado?

Nas aulas do componente curricular História, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais demonstraram interesse pelos objetos do passado e como eram utilizados. E foi nas aulas de Cultura de Inovação que puderam colocar a mão na massa para obter um deles: o monóculo.

Primeiramente, as professoras contextualizaram o trabalho, relembrando que a história da fotografia aponta o quanto as fotos fazem parte da linha do tempo de uma pessoa, pois por meio dela guardamos nossa história e compartilhamos nossas lembranças.

Então, conversaram sobre a evolução e a história das invenções, retomando a história do objeto, do que é feito, para que serve e a evolução do mesmo. Em seguida, disponibilizaram objetos exploratórios.

Concluíram que as pessoas ainda sentem a necessidade de guardar momentos vividos, mas como vimos em nossa linha do tempo as fotos também evoluíram, porém, isso não tirou o interesse em aprender como eram feitos esses momentos no passado.

Utilizando objetos recicláveis e muita criatividade, voltamos um pouquinho no tempo, e o resultado ficou incrível.