Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Paulo/SP / Notícias / Concurso Canguru de Matemática

Concurso Canguru de Matemática

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 30 de Março de 2023

Como  já acontece há alguns anos, no último dia 18 de março, sábado letivo, estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Ensino Fundamental - Anos Finais participaram da Olimpíada Canguru de Matemática.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.

Ao convidar os estudantes para a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, o Colégio e a organização do evento  tem como objetivos, entre outros: 

  • Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos;

  • Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; 

  • Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática;

  • Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

No Ensino Fundamental - Anos Finais, acreditamos que o interesse do aluno e a escolha por tais propostas, em muito auxiliam na construção de uma forte postura acadêmica. Ao realizar provas de olimpíadas e concursos nacionais e internacionais, os estudantes são desafiados a resolver e refletir sobre outros tipos de questões, que não as aplicadas em avaliações internas. Há uma ampliação no uso do raciocínio lógico, da imaginação e das estratégias de resolução de problemas. 

Para que a aplicação e a participação dos estudantes fossem bastante produtivas, realizamos aulas de aprofundamento, em momentos de monitoria de Matemática, onde tivemos como foco de estudo a realização de provas de anos anteriores da Olimpíada Canguru de Matemática, além de conversarmos sobre o estilo dessa avaliação e de dar dicas sobre o preenchimento do gabarito. 

Agradecemos todos os estudantes e suas famílias pela participação nas aulas de aprofundamento e na Olimpíada Canguru de Matemática.

Certamente a participação e a presença dos estudantes  e a parceria com a família em muito contribuem para o desenvolvimento da mais adequada postura de estudante!