Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Fale com o WhatsApp do sagrado-coracao-sao-paulo
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Paulo/SP / Notícias / Projetos curriculares da Cultura de Inovação

Projetos curriculares da Cultura de Inovação

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 26 de Outubro de 2021

Desde o início do segundo semestre, todas as turmas do 6º ao 9º ano têm trabalhado com projetos diferenciados, no componente curricular Cultura de Inovação.

Os projetos são contextualizados e possuem temas atuais, sendo que os próprios alunos os escolheram, mediante votação. O 6º ano está trabalhando sobre as CATÁSTROFES SOCIOAMBIENTAIS; já o 7º ano, EMPREGO E DESEMPREGO NA INDÚSTRIA 4.0. O 8º ano está desenvolvendo o tema PRIVACIDADE NA INTERNET e o 9º, BULLYING E QUESTÕES DE AUTOIMAGEM.

Os projetos usam a metodologia do Design Thinking, que é uma abordagem muito utilizada em Marketing, mas que foi adaptada e está sendo muito utilizada na educação. O objetivo é identificar problemas e, de forma colaborativa, buscar soluções criativas para resolvê-los.

A cada aula, uma etapa do Design Thinking foi cumprida:

1. Empatia: idealizar uma persona (personagem inventada) e empatizar com sua situação. Colocar-se em seu lugar, desenvolvendo a empatia. Essas ideias que são ricamente discutidas em grupo foram representadas através do MAPA DA EMPATIA. Neste mapa, os alunos seguiram alguns itens para idealizar a persona: O que ela vê no mundo à sua volta? O que escuta das pessoas? O que sente? Quais são suas dores?

2. Definição: aprofundamento do tema para melhor entender e identificar os problemas relacionados com a sociedade.

3. Ideação: como resolver ou minimizar, de maneira criativa e colaborativa, o problema enfrentado pela persona?

4. Prototipação: nesta etapa, os grupos iniciaram a produção do protótipo. As decisões tomadas em grupo em relação à resolução do problema da persona são produzidas de forma diversificada (com o uso da impressora 3D, cortadora à laser, páginas nas redes sociais, podcats ou com a montagem de maquetes).

5. Compartilhamento/teste: aqui os alunos compartilharão suas ideias para a turma.

Este rico trabalho, que está sendo desenvolvido desde agosto, já está nas fases finais e os protótipos finalizados serão divulgados numa próxima postagem!

Aguardem!

Galerias de Fotos