Sagrado Rede de Educação / Notícias / 1ª Edição do Sagrado Tech Challenge é encerrada com novas conquistas

1ª Edição do Sagrado Tech Challenge é encerrada com novas conquistas

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 07 de Dezembro de 2021

Trabalhando três temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a 1ª Edição do Sagrado Tech Challenge foi encerrada com a exposição dos projetos e entrega de medalhas e certificação de participação a todos os inscritos.

Com eventos realizados, até o momento, nos Colégios Sagrado Coração de Jesus - Marília/SP e São Francisco - Bauru/SP, os TechUsers, como são chamados os estudantes inscritos no torneio, receberam suas premiações pelo desenvolvimento de soluções pertinentes às metas de ação global propostas pela ONU, tendo como objetivos tornar o crescimento econômico mais sustentável; erradicar a pobreza, a miséria e a fome e proporcionar a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis.

O projeto final de cada equipe contém um protótipo ou uma maquete como solução para atender a um problema vivenciado pela comunidade escolar ou, até mesmo, pelo país. 

Em conversa com a Assessora Pedagógica da Sagrado Rede de Educação, Hirilene Guerra, foi enfatizado que “... por meio destas ações, a Sagrado Rede de Educação obteve indicadores importantes para o comprometimento com os ideais, valores e prioridades do Programa de Escolas Associadas, da UNESCO, consolidando a missão de formar cidadãos responsáveis e conscientes; além de evidenciar os Objetivos da Agenda 2030, com base na Educação para o Desenvolvimento e a Sustentabilidade e para a Cidadania Global”.

Sobre o Sagrado Tech Challenge

Elisandra Maranhe, Assessora de Tecnologia Educacional, comentou sobre a proposta do torneio, destacando o reconhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento normativo que orienta as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – sobre a necessidade da educação em afirmar os valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza, mostrando-se, também, alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Diante disto, a ideia do desenvolvimento do torneio foi trazer para os estudantes a possibilidade de conhecer e trabalhar com algumas das metas estabelecidas pela Agenda 2030 e que são denominadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da realização de um projeto composto de vários desafios. A pauta ‘sustentabilidade’ tem sido bastante tratada em nossa sociedade e faz parte da missão da Sagrado Rede de Educação de formar cidadãos responsáveis e conscientes do compromisso de evidenciar em suas práticas, ações, valores e estilos de vida coerentes com os ODS”, complementa Elisandra.

Conquistas educacionais com o Sagrado Tech Challenge

São inúmeras as conquistas dos estudantes com os projetos propostos pelo Sagrado Tech Challenge, entre elas, Elisandra aponta a oportunidade do aprendizado com as temáticas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reforçando a importância da sustentabilidade no mundo em que vivemos com tantas necessidades econômicas e sociais.

“A proposta do torneio desenvolvido no formato de projeto tentou mostrar aos estudantes do que se trata esse tema, quais as principais causas que o envolvem, quais os problemas e consequências que são percebidos com a falha ao compromisso social sustentável e quais as soluções possíveis para tratar os problemas gerados”.

Ao todo foram propostos 4 desafios para mais de 180 equipes dos Colégios participantes, divididas nas categorias Mirim, Júnior e Juvenil, trabalhando, respectivamente, as temáticas “Cidades e comunidades sustentáveis”, “Ação contra a mudança global do clima” e “Consumo e produção responsáveis”.

“O trabalho em equipe foi o mais importante, pois ajudamos uns aos outros na construção da maquete…”, disse o estudante Samuel, do Colégio Sagrado Coração de Jesus - Marília/SP.

Entre os maiores aprendizados, os alunos Pietro e Valentina, também do Colégio Sagrado Coração de Jesus - Marília/SP, comentaram sobre o cuidado com o meio ambiente, descartando o lixo nos locais corretos, não queimando matas e florestas e, quando possível, evitando o uso de carros para diminuir os gases poluentes.

Por fim, as professoras Vivian, do Colégio Sagrado Coração de Jesus - Marília/SP, e Patrícia, do Colégio São Francisco - Bauru/SP, comentaram a respeito da interação entre os estudantes para o desenvolvimento de propostas sustentáveis, unindo-se em prol do bem comum e envolvendo-se concretamente com a proposta.

Live de encerramento no Colégio Nossa Senhora Aparecida - Araçatuba/SP

Para você que deseja ver mais da 1ª Edição do Sagrado Tech Challenge, no dia 09 de dezembro, quinta-feira, o Colégio Nossa Senhora Aparecida - Araçatuba/SP, realizará duas transmissões ao vivo, às 09h30 e às 15h30, para a entrega de medalhas e certificados de participação aos estudantes inscritos do Colégio. 

Assista às lives clicando nos links a seguir:

09h30:

 

15h30:


Confira, abaixo, os melhores momentos das entregas de medalhas e certificação de participação nos Colégios Sagrado Coração de Jesus - Marília/SP e São Francisco - Bauru/SP.