O SAE Digital é um dos sistemas que mais cresce no Brasil. Com soluções didáticas completas, possui pilares pedagógicos fundamentados em: Protagonismo, Rigor Conceitual, Conteúdo Relevante, Complexidade e Saberes Múltiplos e Transformação da Realidade.
Os alunos são expostos a um ambiente em que existe uma leitura plural do mundo, caracterizado por constantes mudanças nos campos científico, tecnológico e político.
Os desafios da atualidade preveem uma formação que prioriza a capacidade de refletir e interpretar as realidades local e global, bem como agir de acordo com as necessidades coletivas por meio do desenvolvimento da empatia, da resiliência e do senso de cooperação.
Por meio de uma prática pedagógica estruturada no protagonismo, considera o estudante como centro do processo de sua aprendizagem, fortalecendo sua identidade, autonomia e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a conscientização do seu projeto de vida e atuação na sociedade.
Os princípios do sistema SAE Digital priorizam os seguintes aspectos:
Autoconhecimento e autocuidado:
Cuidados com a saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Cultura digital:
Comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas e prática do protagonismo e autoria.
Repertório cultural:
Participação de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Trabalho e projeto de vida:
Entendimento do mundo do trabalho e realização de escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
Comunicação:
Expressão e compartilhamento de informações, experiências, ideias, sentimentos e produção de sentidos que levam ao entendimento mútuo.
Responsabilidade e autonomia:
Tomada de decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Pensamento científico crítico e criativo:
Investigação de causas, elaboração e teste de hipóteses, formulação e resolução de problemas e criação de soluções.
Conhecimento:
Entendimento e explicação da realidade, continuidade da aprendizagem e colaboração com a sociedade.
Argumentação:
Formulação, negociação e defesa de ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
Empatia e cooperação:
Respeito e promoção do respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.