Agende uma visita no sao-francisco
Gerar Boleto
Informativo Corona Vírus Covid 19
Fale com o WhatsApp do sao-francisco

Educação Infantil

Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio São Francisco de Assis - Bauru/SP / Educação Infantil

INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS

Numa perspectiva de crescimento, a Educação Infantil compreende as interações com sujeitos e objetos do conhecimento em diferentes contextos e situações, que favorecem a ampliação do repertório cultural das crianças, potencializando a aprendizagem e o desenvolvimento, integrados às brincadeiras, pois é brincando que elas representam o mundo e simulam as relações existentes: imitando, repetindo, transformando e ampliando suas experiências.

Os diferentes campos de vivência enfatizam direitos, noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver até os 5 anos e colocam o pensar e o agir no centro do processo educativo, como fatores essenciais para a aquisição da identidade e autonomia, de acordo com cada faixa etária da Educação Infantil.

Atividades Terceirizadas

•    Judô
•    Xadrez
•    Inglês
•    Ballet
•    Prevenção Odontológica

Atividades Complementares

•    Projetos Pedagógicos Interdisciplinares
•    Projeto de Leitura
•    Alimentação Saudável
•    Atividades Práticas

Eventos Pedagógicos e Institucionais

•    Festa dos Aprovados
•    Celebração da Páscoa
•    Dia das Mães
•    Festa Junina
•    Dia do Sagrado Coração de Jesus
•    Semana das Profissões
•    Dia dos Pais
•    Projeto Leitura
•    Dia das Crianças
•    Festa de Encerramento
•    Apresentação de Projetos Pedagógicos
•    Semana São Francisco (Projetos Culturais, Show de Talentos)

Diferenciais

A aplicabilidade do portfólio na Educação Infantil permite ao educador um reconhecimento do nível de aprendizagem do educando, a partir do momento em que se faz e refaz uma atividade em uma perspectiva construtivista. Voltada para uma análise qualitativa, possibilita ao educando um despertar da sua curiosidade, acompanhando seu desenvolvimento e encorajando as descobertas e a construção do seu conhecimento. Motiva pelo desejo de aprender, descobrindo modalidades de aprendizagem e trabalhando as questões motora, visual e cognitiva.

Como afirmaram Elizabeth Shores e Cathy Grase (2001), “A avaliação baseada em portfólio pode e deve concentrar a atenção de todos (das crianças, dos professores e dos familiares) nas tarefas importantes do aprendizado. O processo pode estimular o questionamento, a discussão, a suposição, a proposição, a análise e a reflexão”.

Quanto mais cedo o aluno começar a aprender o idioma, mais facilidade e intimidade ele terá com a nova língua. O cérebro, nos primeiros anos, absorve muito facilmente as informações que recebe, ao passo que, na idade adulta, essa facilidade é reduzida. Por isso, é tão importante o ensino bilíngue na infância, pois ele aumenta as possibilidades de alcance da fluência de forma fluida e natural.

A musicalização na Educação Infantil desenvolve a concentração e o raciocínio. É um conjunto de atividades que visa a sensibilização e que busca ampliar os conhecimentos musicais da criança de maneira bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora. A musicalização trabalha para garantir a percepção pela criança de fundamentos como ritmo, melodia e harmonia.

“Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva.”

Os jogos e brincadeiras recreativas aplicadas nas aulas de Educação Física para os alunos da Educação Infantil favorecem o desenvolvimento de habilidades específicas, como: coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e o desenvolvimento da linguagem corporal como forma de comunicação.