Sagrado Rede de Educação / Notícias / Visitação de Nossa Senhora e Pentecostes

Visitação de Nossa Senhora e Pentecostes

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 31 de Maio de 2020

Um dia de celebrações importantes para a Igreja Católica: a Festa de Visitação de Nossa Senhora e, neste ano de 2020, também a Solenidade de Pentecostes, comemorado sempre 50 dias após a Páscoa.

Visitação de Nossa Senhora

A Visita de Maria é narrada no Evangelho de São Lucas e representa a disposição de Nossa Senhora a pôr-se a caminho da casa de sua prima, Isabel, em um gesto de cortesia e para transmitir o mistério da Anunciação.

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, disse Isabel a Maria.

Nossa Senhora amparou sua prima humildemente e nos ensinou que amar é servir, na gratitude, ainda que fosse a Mãe do Salvador.

Pentecostes

Na ocasião de Pentecostes, temos a efusão do Espírito Santo, que se manifestou a Maria e aos Apóstolos, enchendo-os com seus dons e sua força para testemunharem o Cristo Ressuscitado.

E é assim que se completa a Páscoa de Jesus Cristo, nos convidando a professar a presença do Espírito Santo no mundo.

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At, 2, 1-6).