Sagrado Rede de Educação / Notícias / [SAGRADO PLAY&PRAY] Episódio #1 - O Criador

[SAGRADO PLAY&PRAY] Episódio #1 - O Criador

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 30 de Abril de 2020

O Criador (The Maker)

Direção de Christopher Kezelos
Duração 6’ | Austrália | 2012
Classificação Indicativa: Livre
(filme disponível no YouTube)

 

Episódio disponível nas plataformas:

  

Vida

Sensível, bonito, inspirador. O curta australiano “The Maker”, “O Criador”, indicado a 10 prêmios e ganhador de 6 deles, apresenta uma estranha (e assustadora) criatura, em sua oficina, numa angustiada corrida contra o tempo.

Em suas mãos, um livro misterioso mostra o passo a passo de um objetivo a ser cumprido, de algo a ser produzido. E o filme se desenvolve em detalhes ricos de cores e movimentos, muito bem acompanhados pela trilha sonora, que motiva e leva o expectador a um mesmo ritmo com o protagonista.

Até que surge outra criatura, aparentemente semelhantemente, estranha e bela, mas lhe falta algo crucial: a vida! Ao finalizar a sua obra, o criador continua sua corrida contra o tempo para que aquela produção tenha visão, sentimentos, movimentos e vontade própria.

Nada a consegue motivar, até o livro sugerir uma música intensa e emocional. O som do violino traz impulso e vida à recém-criatura, antes aparentemente morta.

E em um átimo de segundo, algo nos ajuda a superar a falsa dicotomia bem-bonito x mau-feio: o amor manifestado no abraço. A partir daquele momento, o livro está nas mãos da nova criatura, que parece agora ter que descobrir por si, a partir desse impulso de amor inicial, seu futuro.

Depois de ver o filme, algumas indicações para a oração:

O Espírito dá Vida

O Espírito Santo de Deus traz dinamismo (dynamus) à vida humana. É Ele que, desde a nossa criação, nos inspira a desejar algo mais, algo que dê sentido à nossa própria existência, por vezes escura e bagunçada, como uma oficina, cheia de coisas velhas e empoeiradas.

Temos consciência de que este mesmo Espírito seja capaz de produzir beleza através de nós? Apesar de todas as nossas limitações e teimosias?

Nisto consistiria a beleza da criação feita pelo Espírito que já estava na origem... na Gênesis: o Espírito pairava sobre as águas. O mesmo Espírito que cria a partir do caos! Ele não cria apesar do caos original! A criatura, cheia de imperfeições, foi capaz de criar.

Interpretar o Livro da Vida

Quando Deus nos criou, colocou em nós todos os dons necessários para que possamos gerar mais vida. É esse o nosso instinto primitivo: ter vida para promover a vida! E quando nos dispomos a abrir o “livro” que Deus colocou em nossas mãos, através do encontro com nosso Criador, nos encontramos com a sua Palavra: Jesus Cristo. É Ele quem veio “decifrar” para nós tudo o que estava escrito no sonho de Deus para os homens. Veio e mostrou, tornando-se semelhante a nós.

Na Páscoa de Jesus, nossa Vida

Neste tempo em que celebramos a Ressurreição de Jesus, ou seja, a explosão da Vida de Deus Pai para cada um de nós, através da entrega de seu Filho, que possamos acolher essa novidade: recebemos um novo “livro da Vida”! Colhamos essa oportunidade de viver em comunhão com o projeto de Deus para nós, escrito desde a eternidade em nossos corações. Nascemos para a Vida plena!


Convido a rezar uma passagem da Sagrada Escritura que se encaixa bem com este pequeno filme, e tê-la em mente nos próximos dias. Talvez escrevendo o trecho que mais lhe tocou em uma folha e pendurá-la em um local de passagem ou estratégico da casa.

"Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, 4. para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; 5. para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos. 6. É isso o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, 7. para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar. 8. Esse Jesus vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isso é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa". (1 Pd 1,3-8).

Para finalizar o momento de oração:

Ó Pai, criador e doador da Vida eterna,
Te agradeço por cada detalhe pensado durante a minha criação.
Eu sinto teus movimentos de vida em meu coração,
e quero que eles gerem frutos vivificantes para o mundo.
Faz-me sentir e transbordar o dinamismo do teu Espírito,
que me dá Vida e me faz plenamente filho(a).
Amém.

Sugestões de temas a serem trabalhados: Criação, Criatividade, Vida, Tempo, Doação, Persistência, Sentido da vida. 
Sinopse: Uma estranha criatura corre contra o tempo para fazer a criatura mais bonita e importante de sua vida.
Ficha Técnica:
Título: The Maker (Original)
Ano produção: 2011
Dirigido por: Christopher Kezelos
Estreia: 2011 (Mundial)
Duração: 6 minutos
Classificação: L - Livre para todos os públicos
Gênero: Animação Fantasia Música Romance
País de Origem: Austrália