Sagrado Rede de Educação / Notícias / [PASTORAL FAMILIAR CLELIANA] Vamos, com alegria, comemorarmos nossa união

[PASTORAL FAMILIAR CLELIANA] Vamos, com alegria, comemorarmos nossa união

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 20 de Abril de 2020

“Jesus é o Filho que, desde toda a eternidade, recebe a vida do Pai e veio estar com os homens, para torná-los participantes deste dom: 'Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância'”. (São João Paulo II)


A viagem

Objetivo: definir as prioridades pessoais.

Material: papel e caneta para cada integrante.

Faixa etária sugerida: a partir dos 12 anos.

Descrição: cada pessoa escreve cinco sonhos pessoais. Todos devem saber que esses sonhos serão a bagagem de uma viagem muito especial, a viagem de sua vida. Irão para outro país, numa longa jornada.

Vamos lá...

Com os sonhos em mãos e saindo de casa, surge a primeira dificuldade: nem todos os sonhos cabem no carro o qual vai levá-los. Assim, é preciso abandonar um. Qual deles seria?

Seguindo viagem, o carro quebra, é preciso seguir a pé, mas, devido ao peso das bagagens, deve-se deixar outro sonho de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?

Na caminhada, surge um cachorro que começa a correr atrás de vocês para atacá-los, e, para que escapem de uma mordida, terão que deixar outro sonho, ficando com dois. Qual sonho ficou para trás?

Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontrarão uma alfândega, onde serão barrados e terão que seguir somente com uma mala. Qual sonho deixarão?

Qual o maior sonho que nunca abandonarão?

Para o plenário:

O carro cheio representa os membros da nossa família que interferem na conquista de nossos sonhos. Em algumas ocasiões, nos estimulam a realizá-los e, em outras, fazem até desistirmos de alguns.

O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho. Em certas ocasiões, pelo cansaço, desistimos.

O cachorro tem conotação de perseguição. Assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação.

E, finalmente, a alfândega significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.

  • Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?
  • O que me motiva durante as dificuldades?
  • Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?

Reflitam sobre as respostas de cada um.

“Construindo” minha família

Material: cartolina, sulfite, lápis, canetinha, giz de cera, massinha, cola, fita adesiva, palito de dente, palito de fósforo e tesoura.

Nota: os itens citados são apenas sugestões para o desenvolvimento da dinâmica. Pode-se utilizar materiais similares, acaso queiram.

Objetivo: cada membro da família deverá construir uma caricatura de outro membro, utilizando-se do material de maneira criativa. Ao mesmo tempo, a família constrói os ambientes da casa.

A dinâmica nos oportuniza vivenciar o amor ao outro que está bem próximo nós e reconhecer nosso ambiente familiar como um local de companheirismo, aprendizado, partilha e Fé.

A banda da família

Material: panela, tampa de panela, colheres, potes vazios, feijão e arroz sem cozinhar, ralador de legumes e outros similares. Roupas para o momento e, claro, um celular para registrar tudo.

Descrição: Escolher o nome da banda. A seguir, organizar os utensílios para a sonorização. Sejam criativos e pacienciosos para chegar à sintonia entre os instrumentos.

Todos nós temos ao menos um talento e — se tratando da banda da sua família — se o seu não é tocar um instrumento, tente cantar, criar a coreografia ou ainda dançar a canção!

Boa sorte!

Não se esqueçam de filmar o grande show da Banda!

O que realmente importa é o envolvimento e alegria de todos!