Sagrado Rede de Educação / Notícias / [PASTORAL FAMILIAR CLELIANA] Celebração da vida nova, das alegrias vividas em família

[PASTORAL FAMILIAR CLELIANA] Celebração da vida nova, das alegrias vividas em família

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 13 de Abril de 2020

O Senhor nos reúne!

Nossa igreja doméstica se reúne para celebrar a presença do Senhor, a vida nova. Ele está no meio de nós, reunidos em seu Nome. No atual cenário, de isolamento social, que possamos permanecer focados na misericórdia de Nosso Senhor em nosso lar.

Alguns símbolos pascais são apresentados para identificar e direcionar quanto a relevância de vivenciarmos a Páscoa: 

Círio Pascal

É uma grande vela que é acesa no altar da Igreja durante a celebração da Vigília Pascal, no sábado de aleluia. Importante símbolo dessa comemoração, ela simboliza a luz e a ressurreição de Jesus Cristo.

Estão gravadas as letras alfa e ômega, que representam Jesus como o princípio e o fim.

E ainda, encontramos no Círio Pascal os algarismos referentes ao ano da celebração. Além disso, nela estão cravados cinco pontos que fazem referência às chagas de Jesus Cristo crucificado.

Sinos

Os sinos são importantes objetos da celebração cristã, simbolizam a nova vida e anunciam a alegria da festividade, os quais são encontrados nas Igrejas. O badalar dos sinos no domingo de Páscoa anunciam a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, realça o aspecto mais importante da data.

Dessa forma, eles representam o poder da vida em detrimento da morte.

Pão e Vinho

O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo e simbolizam a vida eterna e a ressurreição. Estes são um dos mais antigos símbolos do Cristianismo e fazem parte das missas de Páscoa.

Cordeiro

Tanto para os judeus como para os cristãos, o cordeiro é um dos símbolos pascais mais antigos. Segundo o antigo testamento, o cordeiro foi o animal escolhido por Moisés para ser sacrificado em homenagem a Deus. Esse ato representou o agradecimento pela libertação dos hebreus da escravidão que estavam subjugados no Egito.

O cordeiro é mencionado muitas vezes nas sagradas escrituras como sinônimo de Jesus Cristo: “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Por isso, para os cristãos, ele significa o próprio Jesus Cristo que se sacrificou pela humanidade com o intuito de redimir os pecados dos homens.

Peixe

Mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Ele é o Grande Peixe, somos os peixinhos d’Ele. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo e na vida divina, trazidas a nós pela água do batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

Colomba Pascal

A Colomba Pascal é um pão doce feito com frutas cristalizadas que faz parte da comemoração. Com a forma de pomba, um importante símbolo cristão, sua origem é italiana e simboliza a chegada do Espírito Santo. Note que em italiano “colomba” significa “pomba”.

Segundo a lenda, esse doce teria sido feito por um confeiteiro do vilarejo de Paiva, no norte da Itália, e oferecido ao Rei Lombardo Albuíno. Esse ato fez com que o Rei, que estava pronto para atacar o vilarejo, desistisse de sua ação, poupando, assim, o povo de uma invasão. Por esse motivo, a Colomba Pascal também simboliza a paz.

Os sinos simbolizam a nova vida e anunciam a alegria da festividade. Dessa forma, eles representam o poder da vida em detrimento da morte.

Rever com todos da família: os álbuns de fotografia, desde a mamãe grávida até o momento atual, assistir a vídeos gravados, aproveitando o momento para partilhar as experiências vivenciadas e o propósito da vida em família com base na ressurreição.

Que esta canção nos oportunize a permanecermos juntos ao nosso Salvador: cantemos e rezemos por nossa família.

Tua família | Eliana Ribeiro