Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do cnsa
Fale com o WhatsApp do cnsa
Fale com o WhatsApp do cnsa
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Nossa Senhora Aparecida - Araçatuba/SP / Notícias / Transformando em algo novo

Transformando em algo novo

Email Facebook LinkedIn Print Twitter 26 de Novembro de 2020

Como será apresentado nesta matéria, buscamos vincular a proposta do módulo apresentado na Apostila Anglo — caderno 4 e a proposta da Apostila LEGO, explorando o assunto sobre o impacto das ações humanas em nosso Planeta Terra.

Este trabalho interdisciplinar teve como objetivo aproximar os alunos da importância da reciclagem, levando-os a compreender como as ações humanas podem transformar o nosso mundo e incentivando-os a tornarem-se cidadãos ecologicamente conscientes, responsáveis e agentes transformadores ativos.

As propostas feitas neste módulo da apostila, levaram as crianças a sintetizarem as atitudes de cuidado com o meio ambiente, como as ações relacionadas à política dos 5 R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar e Reciclar), que são extremamente importantes para a redução do impacto ambiental gerado pelo consumo em excesso e superprodução de lixo.

A política dos 5 R’s auxilia na mudança de hábitos no cotidiano, a fim de repensar nossas práticas e valores, reduzindo o desperdício e desenvolvendo a sensibilização para o consumo responsável.

Pensando em como as atividades lúdicas são ideais para despertar o interesse das crianças, foi proposta a confecção e montagem de meios de transportes, assunto que foi trabalhado tanto na apostila Anglo, quanto no LEGO, utilizando materiais recicláveis. Assim, foi possível as crianças descobrirem suas potencialidades criadoras, reaproveitando materiais que seriam descartados e que poderiam ser reutilizados.

Este trabalho possibilitou conciliar a brincadeira e a arte com a educação ambiental. Esta experiência transformadora, em que a criança passa a se enxergar como produtora de cultura, desenvolve não só a segurança e autonomia, como também a criatividade que, aliada à disposição, resultam em uma combinação muito produtiva.

Professora Adriana – Inf IV – 1 e 3.