Educação Tecnológica

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EDUCAÇÃO INFANTIL

O Programa propõe atividades que buscam promover o uso de diferentes linguagens – literária, plástica, musical, teatral, tecnológica etc. – a partir da resolução de problemas e criação de soluções.  

Os materiais e a formação dos professores investem na autonomia do aluno e na tomada de decisão, buscando qualificar a prática educativa, bem como ampliar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.

Além disso, o Programa visa, também, ampliar a comunicação das famílias com as crianças, assim como a da escola com as crianças, propondo atividades que fortaleçam estes vínculos.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Programa busca contribuir para a formação dos alunos na compreensão de um mundo cada vez mais focado nos avanços tecnológicos.

A sala de aula se transforma em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens e também a observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar, registrar e, assim, encontrar soluções para as situações-problema e avançar em seus conhecimentos.

Por meio de desafios tecnológicos que provocam nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar, orientada por valores e atitudes, os conteúdos trabalhados visam conhecimentos em todas as áreas do conhecimento.

Mais do que ter acesso aos conhecimentos, as crianças e os jovens precisam aprender a buscar e selecionar informações pertinentes. Mais do que aprender nomes e definições, os estudantes de hoje necessitam desenvolver competências e aprender a fazer; precisam adquirir habilidades que lhes possibilitem trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho.

Ensino Híbrido

O ensino híbrido é uma das mais promissoras metodologias de aprendizagem na atualidade. Esse novo modelo tem como objetivo mesclar as formas de aprendizagem on-line e off-line. Assim, o ensino híbrido caracteriza-se principalmente pela inserção de ferramentas digitais aos modelos convencionais de ensino, proporcionando uma experiência mais completa, tanto para educadores quanto para educandos.

O objetivo está no fortalecimento da cultura do aprender-a-aprender, ou seja, desenvolver a autonomia dos educandos na pesquisa e estudo em outros ambientes de aprendizagem.

Um dos principais benefícios está no alcance do processo de aprendizagem, pois neste modelo os educandos tornam-se protagonistas na construção do conhecimento. O modelo pressupõe uma aproximação e adequação da escola com o cotidiano dos educandos.