Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do madre-clelia-bauru
Fale com o WhatsApp do madre-clelia-bauru
Fale com o WhatsApp do madre-clelia-bauru

Ensino Fundamental

Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Madre Clélia - Bauru/SP / Ensino Fundamental Anos Iniciais

PENSAMENTO LÓGICO, CRIATIVO E CRÍTICO

Ao compreender as mudanças e a continuidade no processo de desenvolvimento do educando, a proposta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º, estimula ao pensamento lógico, criativo e crítico; à capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.

As competências específicas de cada área do conhecimento, articuladas ao currículo escolar, são imprescindíveis na formação integral dos educandos nessa etapa, pois constroem e ampliam novas aprendizagens, fortalecem a utilização de metodologias e a adoção de tecnologias interativas que potencializam novas descobertas, preparam para desafios futuros e promovem uma maior e crescente compreensão de si mesmos, do mundo natural e social e das relações que estabelecem entre si e com a natureza.

Atividades Complementares

  • Natação
  • Judô
  • Ballet
  • Escolinha de Futebol
  • Pastoral
  • Jazz
  • Tênis
  • Basquete
  • Handebol
  • Vôlei
  • Orquestra e Música

Atividades Extracurriculares

O Programa busca contribuir para a formação dos alunos na compreensão de um mundo cada vez mais focado nos avanços tecnológicos.

A sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens e também a observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar, registrar e, assim, encontrar soluções para as situações-problema e avançar em seus conhecimentos.

Por meio de desafios tecnológicos que provocam nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar orientada por valores e atitudes, o Programa ZET, utilizando os conjuntos da LEGO Education, trabalha os conteúdos de Ciências e Matemática.

Mais do que ter acesso a informações, as crianças e os jovens precisam aprender a buscar e selecionar informações pertinentes. Mais do que aprender nomes e definições, os estudantes de hoje necessitam desenvolver competências e aprender a fazer; precisam adquirir habilidades que lhes possibilitem trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho.

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular. Além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.

O incentivo à educação musical desde os primeiros anos de vida da criança, seja no ambiente familiar ou escolar, interfere de forma positiva em seu desenvolvimento neurológico, melhorando capacidades como memória, atenção e organização em um momento no qual seu sistema nervoso se estrutura.

A partir da prática regular de música, todo aluno tem a possibilidade de expandir sua inteligência musical e desenvolver os lados direito e esquerdo do cérebro, estimulando simultaneamente as habilidades de linguagem, a lógica, a compreensão e as aptidões matemáticas de formas distintas, tanto em cálculos quanto em comparações.

Atenta aos sons, a criança aprimora a concentração, e com o passar do tempo, com a prática da música voltada à obtenção de resultados – como perceber os desafios técnicos de leitura e execução de uma partitura e enfrentá-los para conseguir tocar uma música de que gosta, o estudante adolescente adquire disciplina e consciência sobre a capacidade que ele desenvolveu, podendo aplicar essas habilidades a outros aspectos de sua vida, como estudos e trabalho.