Gerar Boleto
Fale com o WhatsApp do madre-clelia-bauru
Fale com o WhatsApp do madre-clelia-bauru
Fale com o WhatsApp do madre-clelia-bauru

Educação Infantil

Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Colégio Madre Clélia - Bauru/SP / Educação Infantil

INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS

Numa perspectiva de crescimento, a Educação Infantil compreende as interações com sujeitos e objetos do conhecimento em diferentes contextos e situações, que favorecem a ampliação do repertório cultural das crianças, potencializando as aprendizagens e o desenvolvimento integrados às brincadeiras, pois é brincando que elas representam o mundo e simulam as relações existentes imitando, repetindo, transformando e ampliando suas experiências.

Os diferentes campos de experiências enfatizam direitos, noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver até os 5 anos e colocam o seu pensar e o agir no centro do processo educativo, como fatores essenciais para a aquisição da identidade e autonomia, de acordo com cada faixa etária da Educação Infantil.

Atividades Complementares

  • Natação
  • Judô
  • Ballet
  • Psicomotricidade
  • Música
  • Orquestra
  • Escolinha de Futebol

Atividades Extracurriculares

Utilizando os conjuntos da Lego Education, o Programa propõe atividades que buscam promover o uso de diferentes linguagens – literária, plástica, musical, teatral etc.

Os materiais e a formação dos professores investem em sua autonomia e tomada de decisão e buscam qualificar a prática educativa, bem como, ampliar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.

O Programa visa ampliar a comunicação das famílias com as crianças, assim como a da escola com as crianças, propondo atividades que fortaleçam estes vínculos.

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular. Além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.

O incentivo à educação musical desde os primeiros anos de vida da criança, seja no ambiente familiar ou escolar, interfere de forma positiva em seu desenvolvimento neurológico, melhorando capacidades como memória, atenção e organização em um momento no qual seu sistema nervoso se estrutura.

A partir da prática regular de música, todo aluno tem a possibilidade de expandir sua inteligência musical e desenvolver os lados direito e esquerdo do cérebro, estimulando simultaneamente as habilidades de linguagem, a lógica, a compreensão e as aptidões matemáticas de formas distintas, tanto em cálculos quanto em comparações.

Atenta aos sons, a criança aprimora a concentração, e com o passar do tempo, com a prática da música voltada à obtenção de resultados – como perceber os desafios técnicos de leitura e execução de uma partitura e enfrentá-los para conseguir tocar uma música de que gosta, o estudante adolescente adquire disciplina e consciência sobre a capacidade que ele desenvolveu, podendo aplicar essas habilidades a outros aspectos de sua vida, como estudos e trabalho.