Fale com o WhatsApp do sagrado-rj
Fale com o WhatsApp do sagrado-rj
Fale com o WhatsApp do sagrado-rj

Ensino Fundamental

Anos Finais
Sagrado Rede de Educação / Unidades Educacionais / Escola Pe. Dr. Francisco da Motta e Colégio Sonja Kill - Rio de Janeiro/RJ / Ensino Fundamental Anos Finais

PROTAGONISMO

No Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), a Proposta Pedagógica define sua intencionalidade educativa na formação de alunos protagonistas, proporcionando-lhes projetos, práticas educativas e ambientes favoráveis ao desenvolvimento contínuo e crescente da autonomia, tanto para a administração dos seus próprios estudos, nas diferentes áreas do conhecimento numa abordagem interdisciplinar, quanto para a sua atuação em sociedade e para a construção do seu projeto de vida.

Cientes do perfil dos educandos, cada vez mais conectados com o mundo, a tecnologia e a cultura digital permeiam o currículo escolar e as propostas didático-metodológicas, como estratégias de mediação, ampliação, consolidação e conexão do conhecimento e das interações que se estabelecem entre eles

Atividades Complementares

•    Encontro de Vida
•    Estudo do Meio
•    Recuperação Paralela
•    Mostra Cultural
•    Jogos da Amizade
•    Concurso de Redação
•    Desafios do Conhecimento
•    Provões
•    Páscoa Jovem
•    Projetos de Ação Social
•    Projeto Integração ( 5º com 6º ano e 9º ano com 1ª série EM)

Eventos Pedagógicos e Institucionais

•    Acolhida aos alunos e famílias no início do ano
•    Festa Junina
•    Encontro com os Pais e Comunidade Escolar (Festa da Família 1º e 2º Semestre)
•    Celebrações e comemorações (Semana do Sagrado, Dia do Estudante, Semana da Criança)
•    Solenidades de Encerramento de Curso
•    Festividade do Primeiro Livro
•    Jogos da Amizade
•    Olimpíada Esportiva Madre Clélia (OEMC)
•    Mostras Culturais
•    DIP (Dia de Informação Profissional)
•    Projeto de Educação e Cultura (PEC)
•    Dia de Ação de Graças

Diferenciais

A Educação Financeira é uma frente de aprendizagem transversal que contribui com a mudança da qualidade de vida de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Constitui-se em uma ferramenta importante para contribuir com o planejamento e a realização de projetos pessoais e coletivos. É, ainda, uma ferramenta que possibilita a leitura da realidade, do planejamento de vida e da realização pessoal.

Dentro da abordagem da BNCC, é uma frente de trabalho que favorece a construção de um conhecimento financeiro-econômico de forma compartilhada e coletiva.

Será uma proposta que pretende desenvolver um processo de descoberta das potencialidades, limites e desejos pessoais do aluno num processo de autoconhecimento. Trata-se de um projeto que possibilita a cada pessoa, em seu percurso, traçar um planejamento para atingir objetivos, estabelecendo rotas intencionais.

No desenvolvimento do Projeto de Vida, o aluno será estimulado a desenvolver suas competências socioemocionais, tendo em vista o alcance de seus propósitos pessoais. O componente Projeto de Vida deseja ser um espaço para desenvolver o percurso entre “quem eu sou” e “quem eu quero ser”.

Esperamos que este componente permita potencializar o protagonismo dos estudantes e contribuir para uma formação autônoma, solidária e competente. O Projeto de Vida está contextualizado na competência 6 da BNCC: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimento e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade autônoma, consciência crítica e responsabilidade.”