A Igreja Católica considera como Quaresma, o período que vai da Quarta-Feira de Cinzas até a Semana Santa, um dos tempos mais importantes do ano por ser um momento de preparação para a Páscoa, portanto tempo que requer reflexão e alguns sacrifícios, tendo como referência o sofrimento de Cristo até sua ressureição.
Um exemplo para nós seria o ato penitente de não comer carne, principalmente nas sextas-feiras, na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas. O ato de comer carne está ligado a questão da festa, de grandes banquetes. Por isso não comer esse alimento, lembra para nós que pratiquemos a simplicidade na atitude do comer. É uma atitude evangélica.
Todavia, mais importante do que passar privações, o período da Quaresma nos propõe um tempo de reflexão e que o exemplo de Cristo nos ajude a passar por uma mudança interior. Quaresma é esse tempo penitencial.
Três práticas essenciais para o período são a oração, a caridade e o jejum. São 40 dias para que nós possamos refletir, crescer na conversão e na abertura para Deus. É tempo também de caridade, de partilha com o irmão, de conhecer mais a palavra de Deus e de ver melhor Cristo no irmão, especialmente no irmão mais carente, mais necessitado.
Portanto, encontremos tempo para melhorar a oração, para pedirmos pelas necessidades do nosso mundo e de cada pessoa. O jejum nos ajuda a nos privar de algo para que outros tenham o que comer. Assim exercitamos a caridade para com quem mais precisa.
A família das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, deseja a todos um bom tempo quaresmal. Um bom tempo de preparação para a grande Festa da Ressurreição de Cristo. Se assim vivermos experimentaremos as alegrias da Páscoa.
Texto escrito por: Ir. Maria Josefina Suzin, ASCJ